2006/02/27

41 anos em 2 minutos


Vou perder algum tempo a escrever algumas linhas. Poderiam ser 15, 41, 100, 1000, 10000 linhas... onde seguramente iria esquecer-me ou perder algumas palavras.

Uma linha de fios sai do meu coração. Dezenas de linhas ferroviárias encerradas. Centenas de linhas nas minhas mãos. Milhares de linhas brotam dos meus vasos comunicantes. Milhões de linhas vivem nas minhas paredes. Biliões de linhas preenchem o meu corpo. Agora elas podem ver o que eu sou e no que me tornei.

Linhas de sol e de radiação incendeiam a minha vista e não me deixam contar quantas linhas há em 41 anos de vida. Apenas a sustentação da chiadeira que elas fazem nos muros suspensos onde o meu nome toca a tua aparelhagem.

As linhas ferroviárias têm o meu toque e o autocarro número 41 da Carris já não existe, mas nos STCP pode levar-me da Cordoaria a Gatões (!!). Todas elas têm os meus sonhos e preenchem a minha pobre mente que gira nas minhas mãos e que agora dizem onde me situo.

Continuo a ver o futuro a trazer montes de progresso mas ao mesmo tempo alguma frieza. Hoje as pessoas não têm linhas para viver, apenas rabiscos para estremecerem e curvas para se movimentarem. Sinteticamente é o que há. É como dizer que o número 41 é um número primo e que por acaso é o menor dos primos que pode ser escrito como a soma de números primos consecutivos (41=2+3+5+7+11+13=11+13+17). Hehe :)

O que me consola é que Mozart não escreveu 40 sinfonias, mas sim 41. A Sinfonia de Jupiter. Em C Maior.

Fuck 40! Welcome 41!

2006/02/26

O Número 40


O que pode significar o número 40?

Tantas coisas no nosso imaginário... Uma idade para não se acreditar no Pai Natal, metade da vida (?), 4+0, ter uma crise e mandar tudo à merda, 10 X 4, Quarenta quê?, símbolo de morte e exílio, quarenta ladrões, quarenta dias e quarenta noites, 160/4, 40 dias antes de Noé abrir a janela da arca, foi visto 40 dias após a sua ressurreição, 40 átomos numa molécula de penicilina, ...


Será verdade que ninguém ama uma fada quando ela tem 40 anos? Que tal sair desta quarentena e imaginar que segundo a Bíblia, o que se segue após a punição e o exílio é a harmonia?

Fuck 40!

2006/02/25

Iniciativa


A partir de 8 Mar '06, a Livraria Almedina do Atrium Saldanha, Lisboa, vai promover a chamada "Comunidade dos Leitores", orientada pela escritora e jornalista Filipa Melo. Serão admitidas entre 15 a 20 pessoas nessa "Comunidade", mas qualquer um poderá assistir às sessões que serão nas primeiras e últimas quartas-feiras de cada mês. O objectivo será partilhar a experiência de leitura de um livro de ficção portuguesa contemporânea e analisar e discutir a experiência de vida de cada um.
    Para já, os livros e os autores convidados são "Baía dos Tigres" (Pedro Rosa Mendes), "O Vento Assobiando nas Gruas" (Lídia Jorge) e "O Profeta do Castigo Divino" (Pedro Almeida Vieira).
      No fim de cada mês estará presente o autor português em destaque nesse mês o qual intervirá também na qualidade de leitor de 3 obras por ele sugeridas. No caso, dia 29 Mar '06, estará presente Pedro Rosa Mendes para falar de "O Céu Que nos Protege" (Paul Bowles), "Exterminem Todas as Bestas" (Sven Lindqvist) e "Coração das Trevas" (Joseph Conrad).
        Mais informações poderão ser eventualmente encontradas aqui ou neste blogue.

        [in Público, Mil Folhas, 2006.02.25]

        2006/02/24

        Indignação?


        Ainda sobre os Arlequins deste mundo, sentem-se os muçulmanos indignados por uma caricatura de Maomé com um capacete na tola e uma bomba? Pois olhem, na realidade estou-me nas tintas para a vossa primitiva guerra santa e para todos os extremismos que vos une, ou que une pelo menos alguns de vós, ou que une pelo menos alguns interesseiros em criar determinados sentimentos na população mundial, corroborados por alguns países ocidentais, com interesses económicos na manutenção da tensão entre estes dois distintos mundos. Mas a realidade é que também em nada me afecta as caricaturas que se fazem para o lado de cá. Papas, Bushs, Blairs, Cavacos, o Raio que vos parta a todos são coisas que não me incomodam absolutamente. O que me preocupa, incomoda e que de facto me deixa indignado e revoltado, são as fotografias abaixo.

        Não se percebe, pois não?

        E agora, já se pode imaginar o que se aproxima?



        Como é isto possível em pleno Século XXI? O que fez este puto? Gritou com alguém? Roubou um naco de pão? Ao que parece, consta que aconteceu no Irão.

        Isto sim, é ofensivo. Para qualquer credo, para qualquer raça, para qualquer mundo.

        Perguntas: O que leva uma avó a deixar a neta numa banheira durante 5 horas com água a ferver? O que leva um grupo de 12 putos a espancar um sem-abrigo levando-o à morte?

        Viva o Carnaval e os Arlequins presentes! Embora mascarar-nos ou embora tirarmos a máscara?

        2006/02/23

        Arlequim


        Com a aproximação do Carnaval, evento este que não ligo absolutamente nada, sobretudo após a massificada abrasileiração que nos impingem neste rectângulo europeu onde vivemos, fico a imaginar a quantidade de pessoas que poderiam sair à rua mascaradas de Arlequim, imaginando tempos passados com os nossos saltimbancos de hoje.

        Uma espécie de contradição existente entre aquilo que as pessoas querem ser e aquilo que elas realmente são. Tal como o Arlequim e as suas metamorfoses, a contradição resume-se na ambivalência de carácter. Ao mesmo tempo dançarino e guerreiro. Sedutor, mas violador. Moderno, porém pensa de uma forma selvagem e primitiva.

        Esta imagem, original de Pablo Picasso, penso que quer mesmo ter esse significado. E hoje em dia, não falta quem rebaixa os vencidos mas que depois se preocupa com a sua aparência (narcisista). Não, isso não é nada comigo.

        Não. Eu não pertenço ao exército dos mortos nem dos fantasmas. O que o Carnaval faz é recuperar estas lendas arcaicas na tentativa de as extrapolar para os nossos dias. Com máscaras.

        Estou inconsciente, mas atento.

        2006/02/22

        Rotação da Terra


        Algures, num canto qualquer de uma rua, num ecoponto de um subúrbio esquecido, numa esquina de uma qualquer cidade, numa caixa de papelão à beira da via férrea em Milão, num quarto alugado ou não, à média luz ou sem ela, haverá de certeza alguém que escreve ou tem ideias, rascunha e deita fora, esboça os seus sentidos através de uma parede branca ou pelo alcatrão de uma qualquer avenida.

        A Terra continua a girar e o Mundo padece parecer de esperança e falta de memória. Seria bom transformar aquele quarto ou aqueles espaços numa espécie de sala com luzes intermitentes, anunciando que as estrelas podem explodir a qualquer momento.


        E marco a página desse livro com este belo marcador. Há pessoas que me conhecem bem :)

        Obrigado, Amiga Fernanda!

        2006/02/21

        Google e o Curling (Made in China)


        Esta imagem é para mim espectacular. Acho-a muito bem conseguida e original. A sério! E julgo que a Google também deveria sentir-se assim, como que satisfeita pelo negócio da China que fez com a China. Como no curling, a equipa varreu o gelo da superfície por onde a pedra desliza (entenda-se como gelo os seus adversários directos Yahoo e MSN) e este pesado bloco de gelo parou no ponto certo. Um aplauso grande para o atirador do calhau, Google. É tudo uma questão de business, mesmo que tenhas que inibir uma série de páginas e informação para os chineses.

        2006/02/20

        Rota das Especiarias


        Fácil seria afogar este blogue (para grande alegria de muita gente) e não esperar mais nada do que o reflexo das antigas fronteiras de sal e areia que aqui deslizavam. Como ainda mantenho os olhos abertos, atento como um verdadeiro navegador com bússola e mapas, mudo uma coisa aqui e outra ali, inverto o sentido de navegação nalgumas viagens e tento que o clamor das escamas siga a rota Ocidente-Oriente, sem andar à deriva.

        "Através do teu coração passou um barco que não pára de seguir sem ti o seu caminho."

        [by Breyner, Sophia de Mello; "XIV" in "Navegações"]

        Paixaum >+++'> Ano #2 RULES! :)

        2006/02/17

        Arquivo Recuperado: CineRail-Prémios



        Na continuação do post anterior, o grande vencedor do Festival foi atribuído ao filme "Transports Amoreux" produzido por Kuiv Productions e realizado por Laurent Fléchaire e François Bordes. Mas o prémio de melhor Documentário foi atribuído a Portugal com o seu "Will the train whistle once more?". Parabéns Anabela Saint-Maurice!

        Paixaum >+++'> e a sua 1ª Vela



        Parabéns ao Paixaum >+++'> que hoje faz 1 ano de existência!

        A todos os que permitiram e ajudaram a manter este blogue online durante todo este tempo, um sincero agradecimento! Obrigado por me aturarem!

        :)

        2006/02/16

        Paixaum >+++'> Rewind, #12 (Fase: Dúvida)


        Após a última música cantada, eis que o Paixaum >+++'> começou a entrar no novo ano de 2006 na baptizada Fase Dúvida. Apesar de, na generalidade o blogue seguir o seu curso normal, embora com alguma ausência porque estive a bulir por fora, houve de tudo um pouco no que se refere a postas (músicas, escritas aqui e ali, tensão, nojo, preocupação, algum humor e crítica), parece que havia algo no ar que me levava efectivamente a pensar se continuava este blogue ou se terminava este Projecto. As razões que me levavam a pensar e a postar sobre isto eram muitas. Talvez nos próximos dias escreva uma posta com os motivos.

        Mas foi também uma fase de rejuvenescimento (Fase Patanisca), pois a união de gostos à volta de um Planeta cheio de música e em conjunto com outro grande amigo já aqui citado, permitiu a criação deste grupo cujo nome surgiu por gozo (hehe!) com este peixinho, onde novos bloggers passaram a estar presentes por aqui, como, a querida Extravaganza com a sua leveza do ser e a habilidosa aka caixa de pandora aka Sunday Morning. Não cito os outros amigos patanisqueiros porque estes já apareciam antes e quase que em exclusivo pelo Kraak FM <'+++<.


        O mês de Janeiro terminou com uma posta alusiva aos anos da futura mamã babada, seguindo-se o mês corrente onde a Fase Rewind é a nota dominante.

        Resta saber se amanhã passo à Fase Forward ou se estaciono na Fase Pause.

        2006/02/15

        Paixaum >+++'> Rewind, #11 (Fase: Música)


        Após esta chávena de ternura, chegou-se ao mês de Dezembro e respectivo fim do ano de 2005. Uma espécie de fase de balanço do ano que findava era imperativo fazer-se. Nada como a música para ajudar, daí considerar que, nesse mês, o Paixaum >+++'>, para além da escrita sempre presente, foi por mim caracterizado pela Fase Música: uma retrospectiva dos temas que mais me agradaram em 2005 acompanhada com o balanço do ano.

        Apesar de ter sido também uma fase algo atribulada na minha vida pessoal, tudo seguiu o curso normal, tendo as águas sido dirigidas para este imenso mar presente no meu interior, podendo mesmo dizer que, além da Fase Música, o Paixaum >+++'> poderia também ser descrito como a "Fase Descolagem". Descolagem para ondulantes céus, num virar de página dentro do mesmo livro e a um passo da luz. Com o coração a bater, like lovers do.

        Curiosamente, o Paixaum >+++'> começou a aperceber-se também que era um feliz Tristão que se portava de forma contrária (tão ingénuo!!) na blogosfera (sobre isto muito há para dizer em relação a muita malta que anda por aí com blogues). Não foi preciso haver uma cheia ou começar a saltar nas poças para chegar a algumas conclusões interessantes sobre o comportamento de alguns bloggers e respectivos blogues.

        O mês e o ano terminaram com uma
        posta carregada de muito amor.

        Arquivo Recuperado: CineRail


        Termina hoje, através da sua 14ª Edição, o Cinerail, que após muitos anos em Lille, desta vez teve lugar em Paris desde o dia 8 Fev até hoje.


          10 longas metragens de grandes realizadores, como Scorcese e de Palma e ums selecção de 44 curtas de jovens autores de 15 países foram apresentadas durante a semana, com imagens de metropolitanos, estações, eléctricos de países com a Dinamarca, Brasil, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Irlanda, Noruega, Suécia, França, Canadá e México.


            Portugal concorre com um Documentário de 58 minutos, produzido pela RTP e realizado por Anabela Saint-Maurice, sobre os místicos Caminhos-de-Ferro de Benguela, após 30 anos de guerra civil em Angola, com o título "Will the train whistle once more?"

            2006/02/14

            Paixaum >+++'> Rewind, #10 (Fase: Ternura)


            No trilho do Paixaum e após a estação passada, aparecemos então no mês de Novembro '05, naquela a que posso chamar a Fase Ternura. Continuou com postas da "Fase Edição", ou seja, muita escrita sem ficção, onde infelizmente nem todos que me visitam têm brain suficiente para compreender certos posts.

            Mas o importante a salientar é que esse mês também se caracterizou por alguns aniversários de amigos (Natinhas e Random), a operação da minha mãe e o blink de um blogue da Estónia, de uma senhora muito simpática que assina como Tiiu (e que curiosamente fez 'amizade' com a amiga Fernanda) a qual convergiu para o Paixaum >+++'> atraída pela música.

            Tantos bons acontecimentos e tantos motivos para escrever coisas bonitas e ternurentas que o lamentável incidente deste post, foi rapidamente atirado às cobras.

            Por falar em cobras, houve uma posta particularmente importante sobre os animais e que muito me tocou a qual gostaria novamente de assinalar: Quem são as feras?

            E mais uma vez um novo mês havia chegado ao fim e com uma posta dedicada, obviamente, à minha querida mãe e à sua recuperação.

            Arquivo Recuperado: Novas Locomotivas-Siemens & CP


            A Siemens é a responsável pela construção e fornecimento de 15 novas locomotivas eléctricas (com opção para mais 10) de tipo "Eurosprinter", destinadas prioritariamente para o tráfego de mercadorias, substituindo assim as velhinhas locomotivas da série 2500, do construtor Alstom.

            Estas novas locomotivas, semelhantes às que serão fornecidas aos Caminhos-de-Ferro Eslovenos, têm características técnicas bastante avançadas e virão equipadas com freio de disco e com um sistema de tracção com conversores electrónicos, para além da opção bi-tensão a qual permitirá rebocar comboios tanto em Portugal (rede eléctrica a 25 kV 50 Hz) e em Espanha (rede alimentada a 3000 v DC). Uma outra particularidade destas novas locomotivas prende-se com o facto de pela simples substituição dos rodados, poder operar tanto em bitola ibérica como em bitola europeia, o que facilitará a sua utilização nas futuras linhas de alta velocidade com tráfego misto.

            Está prevista a entrega da primeira locomotiva em 2008.

            [ photo credits: http://www.siemens.pt ]

            2006/02/13

            Paixaum >+++'> Rewind, #9 (Fase: Edição)


            Continuando a travessia deste blogue e após esta etapa, o mês de Outubro '05 no Paixaum >+++'> foi predominantemente caracterizado pelos textos, tanto em forma de poesia como prosa, que pairavam na minha cabeça. Considero mesmo uma fase muito rica em termos de escrita como em termos de visitas a este blogue, porque parecia que pela primeira vez poderia considerar uma espécie de núcleo duro de visitantes ao Paixaum >+++'> e que poderiam ser considerados como habitués, tal como eu também faço nos seus respectivos blogues.

            Textos como, por exemplo, Viajar pelas tuas veias, Comboio de Montanha, Como se comesse relva, Que tal uma viagem na cabina?, Candeeiro, Porta, The Right Track, entre outros marcaram os meus momentos de Outubro, com escrita e sem ficção. :)

            Apareceram visitantes que começaram a ficar assíduos, como por exemplo, o mordaz, peculiar e sempre pronto Spartakus e o Mfc com o seu actual e interessante Pé de Meia. Foi criada uma nova playlist para o Rádio.Blog e, à semelhança do aparecimento do Kraak FM <'+++<, mais um novo blogue relacionado com uma das minhas paixões foi criado: o Kraak's Tracks ####, um blogue dedicado em exclusivo à Ferrovia.

            E assim terminou o mês de Outubro, com um post dedicado a este último blogue criado.

            2006/02/12

            Paixaum >+++'> Rewind, #8 (Fase: Férias)


            Momento: Setembro '05. No seguimento desta posta, o mês de setembro foi caracterizado por alguma ausência da blogosfera (Fase Férias), motivada pelas merecidas férias (hum..., já ia outra vez!). Fase marcada também pelo regresso com o novo CD dos Sigur Rós, 'Takk...', na cabeça.
              "Deixa-me cantar-te esta canção de embalar.
              Ou esta canção de amar. No meu berço.
              Canções que nos mantém vivos.
              Deixa-me recuperar a minha infância. E também a tua.

              Voa comigo até a Islândia. Terra do gelo e do fogo.
              Terra de vulcões, geisers e águas termais.

              Sem bagagem. O mar acompanha-nos."

              Paixaum >+++'> Rewind, #7 (Fase: Silly Season)


              Na continuação da viagem pelo Paixaum >+++'> e no seguimento desta posta, estacionámos no mês de Agosto '05, profundamente marcado pela época estival.
              Música sempre presente, o Festival SW, a clarificação mais uma vez para ver se determinada gente largava de uma vez por todas a minha braguilha, alguma piada escrita entre algumas postas, o aparecimento de mais bloggers fixes e simpáticos como, por exemplo, a querida e musical Corpo Visível, o priminho GaZpar (antes Wolvie), o polémico e bem disposto Mocho Falante, a Caracolinha, a Maria e o seu Quem.Escreve.Escreve-se (RIP, ao que parece) e as cãofissoes da Cadelinha Lésse.

              Foi o mês onde o Paixaum >+++'> também ficou marcado pelas primeiras 10000 visitas e também o mês onde houve postas sobre as Eleições Autárquicas e onde o Isaltino Morais foi premiado com esta
              posta (hahaha). O mês terminou com uma posta de paixaum >+++'> em homenagem ao spam.

              2006/02/11

              Paixaum >+++'> Rewind, #6 (Fase: Paixão)


              E voilà, Julho '05, continuação desta longa caminhada e chegada à Fase Paixão. Fase em que quase nada me fazia vacilar, por mais longos que fossem os dias. Época em que este blogue começou a demonstrar o amor que trazia no peito, a nova vida que começava a ter, a nova luz que aqui brilhava, a altura em que este blogue decididamente não queria morrer.

              Fase que o Paixaum >+++'> ainda tinha muita coisa para libertar, quanto mais não fosse libertar alguns blogues que continuavam pelo seu side-bar. Começou a haver algumas limpezas de blogues que para mim deixaram de ter qualquer interesse em visitar.


              Houve um impulso no aparecimento de bloggers por aqui, a maioria motivados por um famoso post (Kraakaum POPE/ROCKE) motivado pelo aparecimento do Rádio.Blog, uma espécie de podcast, só que construído pelos visitantes. Motivo pelo qual o Membio, o Spaceboy, o Playlist e o J começaram a ser visitantes assíduos deste blogue e do Kraak FM <'+++<, em especial.

              Na sequência da playlist e da paixão pela música, o Dracul criou o blogue Os Discos das Nossas Vidas cuja participação foi extendida a mim, ao J e à Musikfreak. Os tentáculos do Kraak começavam a extender-se. Tentáculos que também se multiplicaram pela criação de mais um blogue de transbordo, Mongas no Deboche, com a participação do Randomsailor, do Lifechaser e da recém-chegada Just_me.

              E no meio de toda esta extensão, este blogue recebeu a visita do famoso escritor galego Xavier Queipo atraído por uma canção de origem bretã e que descobriu a minha verdadeira paixão pela sua escrita. Este foi um momento de verdadeiro registo, terminando o mês de Julho com uma posta alusiva aos 3 desejos que teria que fazer ao Aladino para o mergulho que iria fazer no mês seguinte.

              2006/02/10

              Paixaum >+++'> Rewind, #5 (Fase: Afirmação)


              Depois desta posta e continuando o passeio pelos dias do Paixaum >+++'> entrámos no mês de Junho '05, naquilo a que classifiquei de Fase Afirmação. Quer isto dizer o quê? Muito mais segurança na escrita, mais confiança na minha forma e muito mais camaradagem com a maioria dos bloggers. Houve também um almoço motivado pela 'protecção aos animais' que originou uma maior expansão e conhecimento por outros blogues, nomeadamente Neurotic (outrora Eu aqui outra vez!), Jardim d'Inverno (RIP), Pinguim Fugidio, Sokedih e In Perfeita. Expansão também pelo poético blogue do Luís Miguel, Vertentes-Poesia, pelo simpático Amigo Pop e pelo musical Giradiscos (Musikfreak, Dracul e J).

              Curiosamente a fase afirmação, se calhar motivada por alguma ascensão deste blogue, foi também uma fase de uma certa confusão para alguns bloggers e outros forasteiros (anonymous) em relação a mim, que já na fase anterior começava a ser notada. Começaram a aparecer alguns mails um pouco estranhos para o meu gosto... elogios fora de contexto, tentativas de conversinhas no Messenger sem qualquer motivo aparente, confusões quanto aos posts (como poderia haver pessoas que mal conhecia as quais pensavam que escrevia para elas?), reaparições de gente que não fazia a menor falta e outros acontecimentos um pouco desagradáveis.

              E assim o Paixaum >+++'> chegou ao fim de Junho com uma posta alusiva à grande diferença existente entre as várias pessoas que nos cercam, mas que algumas insistem em afirmar como mentira.

              2006/02/09

              20000 visitas


              Aqui está o visitante 20000:

              Entry Page Time:
              Visit Length:
              Browser
              OS
              Resolution
              1
              9th February 2006 21:09:08
              0 seconds
              MSIE 6.0
              Windows XP
              1024x768
              PortugalReturning Visits:
              Location:
              Hostname:
              Entry Page:
              Exit Page:
              Referring URL:
              0
              Portugal
              (85.138.116.144)
              kimboio.blogspot.com/
              kimboio.blogspot.com/
              blogdoputo.blogspot.com/

              Arquivo Recuperado: Alta Velocidade Portuguesa, #2


              O Governo Português revelou no passado dia 13 Dez '05, e após sucessivos estudos, reuniões e conversas com as autoridades espanholas, a sua estratégia para a Rede de Alta Velocidade Portuguesa. Para marcar o acontecimento, realizou-se no mesmo dia uma conferência, promovida pelo actual Governo, que trouxe a Lisboa representantes da UIC, várias personalidades ligadas às redes de alta velocidade europeias, bem como muitas empresas, consultores e universitários associados ao tema.

              Levantada a ponta do véu, ficamos então a saber que:

              • A linha Lisboa-Porto será exclusivamente dedicada ao tráfego de passageiros e será construída entre 2008 e 2015;
              • A linha Lisboa-Madrid (Elvas/Badajoz) terá tráfego misto, tanto de passageiros como de mercadorias e será construída entre 2008 e 2013;
              • Estão ainda planeadas as linhas Porto-Vigo, Aveiro-Salamanca e Évora-Faro, embora sem datas agendadas.
              • As linhas serão todas construídas em bitola europeia.

              [ image credits: http://www.rave.pt ]

              2006/02/08

              The Bravery + Depeche Mode



              Kraakinho em pulgas :)

              2006/02/07

              Anúncio de Serviço Público


              Stop, drop and roll
              Stop, drop and roll
              Stop, drop and roll
              You're on fire

              :)

              Bet and Win


              Aproxima-se a hora do visitante nº 20000. A quem irá sair o prémio?

              2006/02/06

              Paixaum >+++'> Rewind, #4 (Fase: Expansão)


              Neste passeio, quase que diário, pelos meses do Paixaum >+++'> e continuando após este post, eis que chegamos ao mês de Maio '05, fase que considerei como sendo a Fase Expansão. Expansão por mais e diversos blogues onde fui pouco a pouco descobrindo os blogues dos visitantes frequentes (Solrac e o seu Faz Tudo, Lady Heather e o seu Vais levar com o chinelo) e os blogues daqueles que se tornaram amigos, como por exemplo, o foto-literário blogue do C. S. A., o sempre verdadeiro e muito interessante blogue do Randomsailor e o sempre bem disposto e agradável blogue do Lifechaser. Estabeleceu-se uma espécie de círculo entre os blogues do C.S.A., da Sereno, da Mendes Ferreira, da Azulências e este.

              As afinidades surgiram, como de costume, pelas melodias e pela escrita. Reconheço que comecei a dar asas à minha imaginação e esta talvez tenha sido o início de uma das minhas melhores fases de escrita por aqui e que podem ser consultadas no side-bar deste blogue, na secção >+++'> Com Alma.

              Foi uma fase onde também arranjei mais 2 irmãos, a Mana Moon e o Mano Miguel (aka Wal).

              Com a poluição sonora existente no blogue e com a invasão de postas sobre música, decidi criar uma extensão deste blogue e assim nasceu o Kraak FM <'+++<, só dedicado à música. E um mês mais o Paixaum >+++'> conseguiu terminar a sua fase, com uma posta alusiva aos desencontros da vida.

              2006/02/05

              Paixaum >+++'> Rewind, #3 (Fase: Melhoria)


              E continuando um retrocesso pelo Paixaum >+++'> e no seguimento desta posta, o mês de Abril '05 foi caracterizado por algumas melhorias no template do blogue, nomeadamente na introdução de música própria no blogue, através do meu próprio espaço na web. Acabaram-se os problemas de andar loucamente à procura de ficheiros mp3 para sacar para o blogue :). O Paixaum >+++'> começava a ficar inundado de música.

              A melhoria seguiu-se também no meu estado de espírito o que se reflectiu nas
              postas publicadas, o que efectivamente implicou, não sei bem como, a um aumento considerável de visitas ao blogue. E nesta fase começou a aparecer muita malta porreira que ainda por cá anda, :D, como a minha querida Mendes Ferreira, a Sereno (um pouco desaparecida, é certo :S), a Adryka, o Jj, o Jgsc, a Moon Between Gold Stars e outros bloggers que apareceram e desapareceram num repin.

              Houve também uma maior incursão por outros blogues, com o destaque para o formidável blogue Gonn1000, bem como mais descobertas de pessoas que já conhecia e que não fazia a mínima ideia que tinham blogues, nomeadamente o excelente blogue Pilha-Livros.

              E por mais um mês consecutivo, este blogue conseguiu terminar o mês, neste caso com uma homenagem à minha querida mãe enquanto o seu filho andava pelo mar.

              2006/02/04

              Hollywood com a minha mãe




              Mãe querida, apesar do mundo estar repleto de sujidade, canalhices e outras coisas que podem terminar em "ices", cá estou eu ao teu lado, a carregar a minha ou a nossa cruz, num local onde já não sei bem onde se situa. Mas hoje não te quero cantar algo triste, não. NOT! Esquece. Nesta estação do amor, com a minha presente rebeldia desde puto que se mantém na minha idade cota, perdoa-me se quero ajudar-te a enterrar o passado e especialmente no dia de hoje, quero estar contigo a rir, tu a dançar e eu a cantar ou ao contrário, a caminho do palco. Embora apanhar o avião para Hollywood?

              Parabéns e Feliz Aniversário! Já vou estar contigo. Em meia-hora :)
              AMO-TE!

              2006/02/03

              Paixaum >+++'> Rewind, #2 (Fase: Descoberta)


              No seguimento desta posta, eis que entrámos no mês de Março '05 onde este blogue foi caracterizado pela chamada Fase Descoberta. Nessa altura começaram as grandes descobertas sobre como postar clips de voz (o primeiro foi de uma música no concerto dos Keane) directamente nos posts, como pôr musica a tocar no blogue (isto sim foi uma tarefa difícil de conseguir, mas com alguma insistência e dedicação lá auto-estudei o assunto e apareceu a primeira canção que se bem me lembro era dos Feeder), as fotografias e scans via Hello, começaram a aparecer os primeiros visitantes de outros blogues, comecei a descobrir que afinal havia gente à minha volta que também tinham blogues...

              Apercebi-me que era politicamente correcto responder aos comentários, comecei a dedicar parte do meu tempo à linguagem de programação HTML, registei o blogue no Blogwise e descobri outros por aí, iniciei a interagir com mais força noutros blogues e a pouco e pouco fui perdendo a vergonha em escrever coisas que seriam originais minhas.

              Momentos marcantes desta fase: um post dedicado ao filme "Mar Adentro", muitos textos sobre comboios e literatura misturadas, algum estilo depressivo na escrita, a consolidação de amizades como a da Fernanda Carvalho e do PRCarvalho, o aparecimento do meu mano Joca no blogue, a visita de outros bloggers via os meus primeiros blogues visitados, nomeadamente A Foz (RIP) [através dos meus amigos Ana Lúcia e Pedro], O Vento Debaixo das Minhas Asas, Formiguinha Atómica, Blue, Red and Dark, Coisas do Puto e do Tipo (que outrora se chamava Coisas do Puto) e o Planeta Pop. O mês terminou com o registo de uma viagem a Dublin, onde tudo a partir daí se modificou.

              2006/02/01

              Paixaum >+++'> Rewind (Fase: Criação)


              Neste mês de Fevereiro, o Paixaum >+++'> comemora o seu primeiro aniversário e antes de soprar as velinhas, este blogue irá comemorar as 20000 visitas, segundo as minhas previsões. Não que o número de visitantes seja deveras importante, mas na realidade este "Projecto" foi conseguido com a ajuda de todos os visitantes que por aqui passaram, quer tenham ficado assíduos ou não.

              No primeiro mês de blogosfera própria, uma vez que antes já era leitor de alguns blogues, a característica mais marcante foi aquilo a que baptizei a "Fase da Criação". O que pretendia ser este blogue? O que vou para aqui escrever? O que vou para aqui gritar? O que vou para aqui despejar? Vou ter presente alguma auto-censura? Etc, etc e etc. Penso que a maior parte dos bloggers tiveram as mesmas hesitações.

              Não havia dúvidas sobre o que deveria ser o Paixaum >+++'>. Um blogue mais ou menos pessoal, como se de uma Homepage se tratasse, onde seriam ilustradas todas as minhas verdadeiras paixões. E na fase inicial, chamada Criação, com todos os posts parvinhos que por ali apareceram, ficaram praticamente demonstradas todas as minhas paixões. Era só uma questão de tempo, conhecimento da ferramenta e assentar algumas ideias.

              Foi uma fase um pouco engraçada, onde comecei a descobrir uma série de coisas, onde comecei a postar por cópia de letras de músicas e poemas, sem grande originalidade no que seria mesmo meu, mas sim naquilo que de mim queria transmitir via outros suportes.

              Sem grandes visitas externas, a não ser dos amigos mais próximos que sabiam da existência do mesmo, bem como alguns forasteiros que parece terem desaparecido, o Paixaum >+++'> nasceu com alguma dose retratada de música, poemas, literatura, mundo celta, comboios, humor, amor e o meu aspecto sombrio da época.
                A destacar nesta fase a presença e as sugestões constantes de alguns amigos como, por exemplo, a minha querida Natinhas, bem como o apoio da Ana Luísa, do Rui Pedro, da Edite e do Nuno.


                E assim o Paixaum >+++'> conseguiu terminar o mês de Fev '05, com um post alusivo aos meus 40 anos, caminhando assim para o mês de Março, para uma outra fase. :)