2005/07/11

Xavier Queipo



Foi com uma alegre surpresa que neste último sábado li um e-mail enviado pelo autor deste maravilhoso livro. É a maravilha dos "searchs" que nos permitem por vezes descobrir algo que não esperávamos. Ao fazer uma pesquisa por "Borders of Salt" eis que Xavier Queipo chegou a este simples blog e reparou que um dos meus livros favoritos era precisamente o exposto.

Xavier Queipo é biólogo, médico e galego. Três qualidades que tocam nas minhas fronteiras, não as de sal, mas sim as territoriais e as familiares. Tem uma escrita fabulosa cuja fronteira não é fixada por cancelas, barreiras e alfândegas, mas sim por todo um espaço N-dimensional que invade com grãos de areia os poros de uma inocência feita para ser perdida.

Tem publicado vários títulos, entre os quais: "Ártico e Outros Mares" ('90), "Ringside" ('93), "Diários Dun Nómada" ('93), "Contornos" ('94), "O Xardín Das Ideias Circulares" ('96), "O Paso Do Noroeste" ('96), "Mundiños" ('97), "Manual de Instruccións" ('99), "Malária Sentimental" ('99), "Papaventos" ('01) e "O Ladron De Esperma" ('02).

Recentemente também como colaborador da Revista SÍTIO a qual também já teve direito a post.

O livro foi editado em Portugal pela Deriva Editores em Junho '03 e já foi citado neste blog através do post "Mar Adentro".

"Let me act as travellers coming back. Let me cry for a while, as poor boy with his broken heart. Let me feel deeply strong surrounded by the weakness of the tortured nature."

Como tens razão, Xavier... Deixo-te aqui um presente. O presente que procuravas. O presente que já existe há muito tempo na minha vida. Mesmo antes das palavras se transformarem em música. O presente que também já teve direito a post.

Aqui está o presente ("Borders of Salt", by Dan Ar Braz, do álbum "Héritage des Celtes", 1994) para o Xavier Queipo.

Obrigado por existires, Xavier.

2 comentários:

Anónimo disse...

Querido amiguinho!
Também quero ler esse livro..... se estiver pela tua estante disponível para ser emprestado.....

beijinhos
nat+sobrinhasprincesas

Kraak/Peixinho disse...

Natasss + Princesasss :) :) :) Claro que está na minha estante! E disponível!

Bjzzz com sabor a mar