2008/06/30

A Atmosfera


Quase que deixava propositadamente passar as horas à espera do dia dia seguinte, dia que ansiava por estes apontamentos de pele alva. Sossegado, esperei que o dia se transformasse em noite, para tornar o meu cérebro alegremente espantado pelas abertas radiações solares do dia que se fez e, pela noite que ainda assimilava tal nudez.

À certa altura, procurava uma palavra certa, um termo adequado, mas nenhum deles me surgiu, apenas o gesto directo e honesto, como se um poderoso encantamento me dominasse ao mesmo tempo que o meu coração batia no interior do meu peito, como se um trovão rasgasse as nuvens que pairavam entre a atmosfera e a Terra.

Lua e mar como testemunhas, todo o brilhante cenário se transformara em maravilhosos momentos, plenos de melodia, no limiar entre dois mundos.

[dedicado à Humanidade, by Kraak, 2005, Viagens de Comboio pelo Mar, 1965-20XX]

2008/06/29

Love Comes in Waves


Se seguirem este link, poderão ver um dos muitos momentos mágicos da noite do passado dia 26 Jun '08, no Santiago Alquimista, em Lisboa, durante o concerto de Malcolm Middleton: o tema "Love Comes in Waves", um dos temas de 2008, extraído do álbum 'Sleight of Heart'.

Um pequeno resumo do concerto pode ser lido no blog do amigo
Crama, através deste link. O alinhamento do concerto de Malcolm Middleton, para quem estiver interessado, pode ser conferido aqui, através do blog da Undergrave Productions.

2008/06/27

A Falência Técnica


ocorre quando atravesso, no meio do calor da hora do almoço, a Av. da República, e verifico que, ao ouvir numa das minhas intermináveis playlists, o tema "The Other Side", dos The Strokes, o combustível do meu iPOD acabou. De qualquer forma, no meio da avenida e ainda antes do iPOD se apagar, ainda fiquei a saber pelos The Strokes que ninguém estaria do outro lado da avenida à minha espera.

2008/06/26

HOJE: Malcolm Middleton + D'Age @ Santiago Alquimista

[PROMO]














Line-Up

21:30 - Abertura de Portas
22:00 - Lançamento do livro "Mitos Urbanos... Ou Assim..."
23:00 - D'Age
00:00 - Malcolm Middleton

Bilhetes à venda na bilheteira da sala, Bliss, FNAC, Liv.Bulhosa (Oeiras Park e C.C.Cidade do Porto), Lojas Viagens ABREU, Worten Postos Megarede,
Ticketline, Flur e Louie Louie.


2008/06/25

Looking for Astronauts



Soube há pouco tempo que a ESA-Agência Espacial Europeia andava a recrutar 4 pessoas para o lugar de Astronauta. Hum... sei de bom grado, pelo menos 40 nomes (nacionais) interessantes para se candidatarem.

2008/06/24

Mitos Urbanos + D'Age + Malcolm Middleton


No próximo dia 26 Jun '08, pelas 22hs, no Santiago Alquimista, o amigo Ant irá lançar, antes do seu concerto (D'Age) e o do Malcolm Middleton, o seu livro "Mitos Urbanos... Ou Assim...", apresentado pela amiga Isabel Mendes Ferreira. Três óptimas propostas para o serão da próxima 5ª feira. Apareçam! :)

Mais informações via MySpace ou pelo blog da Undergrave Productions.

2008/06/23

Pois... É Mesmo Too Loud


Do trabalho ou da universidade pouco importava. De comboio ou de carro também não fazia diferença. Encontraram-se finalmente. Cada um com histórias diferentes, como se tivessem ambos sobrevivido ao fim do mundo, mesmo que durante alguns segundos, parados permaneceram com a cabeça erguida e com um sorriso quase de primeira página. Ninguém comera como deve ser numa conversa tão animada como comprida que tomou conta das personagens, como se a vida adulta não passasse tão depressa, como se o tempo se assustasse consigo próprio pelo prazer dos ponteiros do relógio avançarem de forma lenta.

Nesta mesma manhã ao acordar com o vento que lhe baloiçava as cortinas da casa, apesar do verão já presente, só pensava que o dia hoje, para seu próprio bem, deveria correr muito depressa, num abrir e fechar de olhos, como se as divergências pudessem alguma vez violar a revolução que ambos tentariam alimentar.

A uma determinada altura o relógio tonto teve que dar sinal, mas ao mesmo tempo avisou que ali, ninguém iria morrer, porque a escama prateada talvez fizesse parte da cripta subterrânea que uma deliciosa barra de chocolate traria à superfície, como se ao chegar a casa ambos tivessem a necessidade de elevar o som do amplificador, nem que fosse para sentir o mar mais perto.

[dedicado à Humanidade, by Kraak, 2005, Viagens de Comboio pelo Mar, 1965-20XX]

2008/06/22

Desabafa Comigo: Hoje, Kraak

[post #1000]

Quando na passada 6ª feira descobri que a minha mãe voltou a piorar do seu estado de saúde, passando todo o dia deitada, porque se sentiu mal devido ao jogo Portugal vs. Alemanha, é caso para dizer que qualquer dia é o filho quem vai para o Júlio de Matos.

2008/06/21

Faz Já a Mala!


Foi curioso imaginar que por volta do meio dia de hoje, o tema "Paris", dos Friendly Fires rodava cá em casa em modo repeat. Curto muito esta música. Mesmo. Ela passa uma mensagem tão fortalecedora, como se no meu desconcerto deste dia quente eu estivesse em casa a tremer de frio.

Não que queira ir viver para Paris, mas a música "Paris" ajuda-me a realizar o meu feng shui periódico, respondendo aos amigos porque ando de determinada forma. Não há muitas músicas assim: que nos põem para cima, que nos fazem sorrir e a pensar (de forma ingénua) que vamos ser felizes para o resto da vida com a juventude que o verão apresenta. A vida é muito mais dura que isso. Resta-me, no dia de hoje e nos próximos 3 meses, sem caranguejos, sem escorpiões e sem peixes, acumular energia para nos meses frios continuar a ter a maturidade de ter acumulado um pouco mais do meu crescimento.

O videoclip deste fantástico tema pode aqui ser visto. Outras informações sobre os Friendly Fires podem ser obtidas, via Kraak FM <'+++<, através deste link.

"Paris" é seguramente um dos temas de 2008! :)

2008/06/20

Diálogo no Messenger

- Como estás?
- Void. :S

A Careca da Gravata Não-Fumadora


A nova Lei do tabaco trouxe, a meu ver, inúmeras vantagens. Para além de despoluir o ar congestionado de alguns ambientes de trabalho, serviu também para, no meu caso particular, reduzir o número diário de cigarros. As vantagens indirectas que esta mesma Lei trouxe foi, por um lado, proporcionar um certo convívio entre colegas que eu jamais na minha vida tinha ultrapassado o mero cumprimento e por outro, foi a de perceber o REAL comportamento de alguns dos meus colegas, os que alcunhei de engravatados, na sua maioria não-fumadores, que volta e meia mandavam a boquinha quando alguém estaria à porta do prédio a fumar.

Normalmente, da parte da tarde fumo 3 cigarros: um quando venho do almoço (pelas 14h15), outro por volta das 15h30/16h00 e outro quando vou tomar café pelas 17h30/18h00. Qualquer uma destas minhas fugas tabaco/café não duram mais de 7 minutos. Quando me dirijo ao 2º turno do cig-break, o das 15h30/16h00, é engraçado porque TODOS os dias encontro alguns dos meus colegas engravatados os quais inevitavelmente vêm a falar ao telemóvel (ou a simular que falam) a chegar do almoço.

É muit'a chato descobrir a careca do pessoal. Um incómodo mesmo.

Passatempo

Qual é a capital da Lua?

2008/06/19

Em Todos os Jardins

Precisamente há 3 anos atrás caminhava eu de Menorca para Lisboa. Semana passada recordei essas merecidas mini-férias que nessa altura tive porque fui confrontado com a trágica notícia do falecimento da filha de uma grande colega de trabalho, filha de nome Joana, 28 anos, vítima de um acidente de viação em... Menorca.

Hoje, ao pé das suas cinzas que também hoje aterraram em Lisboa, foi-me oferecido uma pequena folha de papel, cortada às pressas, com a fotografia da Joana e com um poema que comecei a ler.

"Em todos os jardins hei-de florir,
Em todos beberei a lua cheia,
Quando enfim no meu fim eu possuir
Todas as praias onde o mar ondeia.

Um dia serei eu o mar e a areia,

A tudo quanto existe me hei-de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há-de abrir.

Então receberei no meu desejo
Todo o fogo que habita na floresta
Conhecido por mim como num beijo.

Então serei o ritmo das paisagens,
A secreta abundância dessa festa
Que eu via prometida nas imagens."

["Em Todos os Jardins", de Sophia de Mello Breyner Andresen in "De Poesia", 1944]

Joana, (possível) adoradora do mar e de Sophia. Todo o mar é para ti. Todos os jardins são para ti. Toda a poesia é para ti.

Aguardente Velha e Pasta de Anchovas


Ó Batukada, mas que porra é esta? Vou pensar num bife tártaro para o jantar. De sobremesa pode ser pudim de abóbora.

LOL.

2008/06/18

O Fetiche do Dia 18 Jun, Parte #3


Descobri alegremente hoje que o NOVO livro do meu querido e saudoso amigo Xavier Queipo, "Dragona", já foi publicado em Portugal pela Deriva Editores. Mais informações sobre o livro podem ser lidas via blog do António Luís Catarino, Deriva das Palavras.

Mais uma excelente notícia a chegar no dia 18/6! :)))

[image credits: Deriva das Palavras]

O Fetiche do Dia 18 Jun, Parte #2

Hehehe! Mais um barco ao fundo! Afinal parece que tínhamos razão. O dia de hoje começa a ficar recheado de acontecimentos positivos. :)

O Fetiche do Dia 18 Jun, Parte #1

Parece que cá para os meus lados e para os da Rita se arranjou um fetiche especial com o dia 18 Jun. Não sabemos exactamente o que levou a arranjarmos tal tema de conversa, mas nos últimos tempos parece que tudo vai acontecer no dia 18. Mal cheguei à garagem do trabalho fui informado que, em vez de estacionar o carro na 3ª cave, passaria a estacionar na 2ª cave.

Começou bem o dia.

2008/06/17

Eu Não Tenho B.I.

O comboio que o leva desde Irún a Lisboa percorre várias paisagens, várias serras e várias estações. Paisagens que, a medida que os carris ficam para trás, a temperatura começa a baixar, até que, mais perto do seu destino, ela começa a aumentar. Sentado na sua carruagem couchette, decide ir à carruagem-restaurante, onde passado algum tempo acaba por conhecer uma espanhola, que veio a saber, entrara em Burgos e saíria em Coimbra. B. Coimbra-B. Ana viajava também sózinha. Acompanhava-a um cálice de vinho do Porto sobre a mesa. O que o acompanhava era um walkman enorme, de marca Crown, vermelho, com cassettes gravadas de programas radiofónicos que passavam a altas horas da noite.

Perguntava-se a si próprio porque não teria consigo uma revista ou um livro para ler na carruagem-restaurante enquanto ali permanecia. Ele próprio não obteve resposta. Estava demasiado cansado para pensar no assunto. Pediu o seu habitual café e sabe-se lá por qual motivo, sentou-se ao pé de Ana.

- Sabes, aprendi a viver de outra maneira, tal como tu que trazes esses headphones nos ouvidos.
- Pois, é por essa razão que nesta viagem imagino que esta carruagem é uma esplanada que desliza em cima das águas de um rio.
- Tenho aqui uma fotografia dos meus avós - portugueses - abraçados. (Tira a foto). Queres ver?
- Tens avós portugueses? Que giro. Sim, quero. Claro que quero ver a fotografia.
- Toma.
- Hum... Isto é puro. Vê-se tão bem que são ou foram felizes. Será que hoje em dia estamos dispostos a conceder este tipo de amor?
- Canta-me em voz alta o que estavas a ouvir.
- Não.

[dedicado à Humanidade, by Kraak, 1985, Viagens de Comboio pelo Mar, 1965-20XX]

2008/06/16

Searching...


No passado sábado em conversa com o Harry Madox e com O Tótó sobre as pesquisas que aterram nos blogs, fica aqui o veredicto das pesquisas mais frequentes que aterram no Paixaum >+++'>:

kraakinho (porque não "kraak"?)
cabeleireiro rua da madalena
xavier queipo
sereia de copenhaga
copenhaga-dsb
paixaum
soho riots aula magna
alforrecas menorca
now vitamin bacoca (hahaha)
o que é o coffee breique? (linda)
stella polaris
corto maltese-les celtiques-lyrics
as aves que migrão em portutal (hein?)
churros figueres (?)

se bem que a mais extraordinária de toda a lista está aqui. Através deste link, ainda há outra lista. Help.

Digam-me que isto é tudo mentira.

O Meu Desvio até Amor


Ao caminhar em direcção ao Porto pela A17 que me conduzia pelo litoral, reparo numa das suas saídas que mencionava uma terra chamada Amor. Por ser noite, decidi fazer um desvio quando regressasse a Lisboa. Ontem, confrontei-me com esta bucólica aldeia de nome muito sugestivo.

Ao que parece Amor nasceu por uma lenda de um caso amoroso entre o Rei da altura e uma sua apaixonada local. O Rei parecia baldar-se muitas vezes do seu palácio em direcção ao litoral para inspeccionar umas supostas florestas que de repente lhe passaram a ter muito interesse.

Uma bela noite, regressava o apaixonado Rei do seu abrigo de amor, quando no meio da escuridão começou a ver imagens misteriosas de fogo que se lhe apareciam à frente, como se as chamas dos vulcões o perseguissem. Assustado e ao chegar ao palácio encontrou Santa Isabel que regressava da igreja e contou-lhe o que se passara no caminho de regresso. Santa Isabel respondera: "eram as LUZES a alumiar os vossos olhos que andam ceguinhos de amor".

O meu regresso após sair de Amor foi acompanhado por Cut Copy e The Mary Onettes. Por outras luzes que não me mostraram que ali estarias. Por outras luzes que me indicavam o brando rumor da vida. Por outras luzes que me indicavam que não caminhavas ao meu lado.

2008/06/13

Vazio

É incrível... mas sim: esta música faz-me chorar. Que ela te/vos possa acompanhar na alegria do fim de semana!

Video Credits: ottosweden @ youtube.com

"Void", pelos suecos The Mary Onettes, extraída do seu auto-intitulado álbum. O tema "Void", embora me faça ficar arrepiado e com a lágrima a pingar, não é a que provoca os meus habituais prantos... :S. Esta chama-se "Still" e encontra-se disponível para audição no MySpace dos The Mary Onettes.

Mais informações sobre os The Mary Onettes, via Kraak FM <'+++<, pode ser adquirida de borla através deste link.

Aproveitem que eu naum duro sempre! (cliché parvo) :P

O Desespero


Estar novamente impossibilitado de fazer café na minha própria casa é o preço que tenho que pagar por queimar a minha própria sombra. Raiztaparta o manípulo da máquina que deu novamente o berro.

Preciso rapidamente resolver este assunto com a Branca de Neve. Ou então, render-me ao que não queria. :(

2008/06/12

Cogumelos de Amesterdão


A trip que esta madrugada não tive foi mesmo real. Justifico:

Posso ser a droga mas nenhuma tomei.

Não se trata de estar num deserto com quatro camelos e um cão. Trata-se de viajar em alta velocidade por um túnel que me levava para o infinito. Fatalmente apanhado fui por algo que consegui fugir e que, mais calmo, como se fosse um vidro, vi a serena água que se aproximava lentamente e que, ao escorrer, penetrou os poros de toda a minha pele.

Atento e sensível, com medo e assustado, nesta madrugada, dei-me conta do que estaria fora do meu alcance. Hoje, mais tarde, disseram-me que eu era exemplar.

Indiquem-me uma imagem no mapa onde para sul possa rumar. E voltar.

Little Words on a Mobile Phone

Há vozes que brotam da água e crescem com a corrente. Pelas margens não é o sol que fecunda a terra nem as gotas d'água que caem do céu. Nem a pureza fina do sangue. Nem as cores do arco-íris fundidas numa única.

São apenas as vozes que estão autorizadas a tal: as que conseguem voar por cima das nuvens. :)

2008/06/11

Dream Repair Service, by Kraak-Set, 6 Jun '08


A quem possa interessar, o set da noite Dream Repair Service que ocorreu n'O Bacalhoeiro, no passado dia 6 Jun '08, encontra-se aqui disponível.

Party On! Again!
:)

2008/06/10

2008/06/09

Secar o Peixe em Terra


Eu não sou um cavalo e tu não és nenhum anjo. Se eu fosse um cavalo, seria tão apressado como um leopardo. Se eu fosse um cavalo, seguramente espezinharia o pastor. Se eu fosse um cavalo, teria tijolos na minha crina. Se eu fosse um cavalo, vomitaria para cima das próprias rédeas.

Mãos e peso nas minhas costas. As tuas mãos nos meus músculos.

Mas... eu não sou nenhum cavalo. Nem cavaleiro.
E tu... não és anjo nenhum.
E eu ouvia Sunset Rubdown.

[photo by Anna @ Varsóvia (PL), 19 Set '07]

2008/06/08

Calai-vos e Deixai-me Sonhar Esta Noite

Video Credits: EpochalProductions @ youtube.com

"Shut Up I Am Dreaming Of Places Where Lovers Have Wings", pelos Sunset Rubdown, extraída do álbum 'Shut Up I Am Dreaming'. Um dos temas para brilhar hoje no concerto dos canadianos Sunset Rubdown, na ZdB, em Lisboa. Outro dos temas, mais um daqueles que me faz chorar, "The Men Are Called Horsemen There", em audição por este blog, nesta data. Para quem quiser ouvir um dos temas mais tensos dos últimos tempos, é só carregar, via side-bar deste blog, no botão play.

Os Sunset Rubdown lançaram em 2007 um daqueles que foi por mim considerado como um dos melhores álbuns do ano: 'Random Spirit Lover'. Mais informações sobre os Sunset Rubdown, via Kraak FM <'+++<, podem aqui ser recolhidas.

Ai deles que não toquem aquelas músicas. Prevê-se hoje mais uma catarse na ZdB.

A Nova Língua que nos Impingem

"Banco é caixa" e a canadiana Feist de há uns tempos para cá, passou a ser canadense, nos spots promocionais da Rádio Radar.

2008/06/07

A Propósito de



[The Flaming Lips no Kraak FM <'+++<: seguir este link.]

O Contraste


Passar o sábado em casa a descansar e a ouvir músicas entretanto guardadas na cave do meu cérebro permite-me concluir que, quando as nuvens já não sabem a qualquer coisa metalizada, é altura de finalmente acreditar que o tempo quente começa a chegar.

Com ele eu consigo compreender que ainda me possa sentir triste, mas, embora possa ser difícil, tento ver as possibilidades de continuar a aguardar para que eu próprio me compreenda. Olho para mim mesmo e tudo o que vejo é a minha tristeza auto-reflectida. Olho para o exterior e seguramente vejo que o verão está a chegar.

Como se exteriormente tudo corresse bem e interiormente algumas tristezas são dificeis de ultrapassar. Ainda.

O tema "It's Summertime" [MP3 cortesia de Nathaniel através do blog I Guess I'm Floating], dos The Flaming Lips, do álbum 'Yoshmi Battles the Pink Robots' foi um dos responsáveis por este apontamento.

[photo by Mano Joca @ Trinity College, Dublin, 6 Abr '08]

Os Frangos da Capoeira


Acho piada à revolta de alguns círculos nacionais no que respeita à actuação da ASAE. Quando é para deitar abaixo os restaurantes chineses ou quaisquer outros estabelecimentos que não seguem uma determinada linha social, está tudo bem, toda a gente concorda. Quando a fiscalização da ASAE se mete com alguns protegidos nacionais, entra tudo em polémica a dizer que a ASAE está a exagerar.

Cultura tradicional sim, mas com a devida higiene e qualidade, certo? Ou estou errado?

Esta semana, por casualidade, apanhei a brigada de trânsito TODAS as noites a caminho de casa. Se fazem controlo, dizem mal. Se não fazem, é porque isto é tudo uma merda.

Francamente, não há pachorra.

How Long Will I Wait For...

... The Best Revenge? [Pelos Fischerspooner]


Video Credits: discocaine @ youtube.com

2008/06/06

Situações Pouco Lógicas

À medida que quero deixar de fumar ou reduzir ainda mais a quantidade diária de cigarros que fumo, dou-me conta de continuar a comprar maços de tabaco e a fazer stock em casa.

Hum... há aqui qualquer coisa que não entendo.

Kraak (c/ Alexandre Barbosa)-Set, 5 Jun '08

A quem possa interessar, um resumo do set da noite Kraak (com Alexandre Barbosa) que ocorreu no MusicBox, no passado dia 5 Jun '08, encontra-se aqui disponível.

Party On!
:)

2008/06/05

Kraak + Alexandre Barbosa @ MusicBox e "Dream Repair Service", by Kraak @ Bacalhoeiro


... E com o vento do mês de Junho presente, quase a começar o verão, quase a chegarmos ao solstício de 2008, nada como sentir a doce frescura da brisa matinal feita de ritmos marítimos e sonoros. Nem que seja para ouvirmos as palavras soltas pelo vento ou os suspiros dos que teimam em não dormir. Aqueles que permanentemente rondam as costas dos nossos ouvidos.

Numa caixa cheia de ritmos e com muito ar fresco a circular, anuncio mais duas boas sugestões (atchim!) para contrariar as nossas insónias e as esquinas das nossas casas e partir à busca dos desenhos perdidos numa presença com ou sem palavras, com ou sem amoras sofridas, para tentar concentrar as nossas almas, desta vez num novo frasco onde iremos guardar as cerejas de junho.

Hoje (madrugada de 5 para 6 de Junho) Kraak e Alexandre Barbosa (Sound Club) no MusicBox (Rua Nova do Carvalho, 24) a partir da 1h00. Amanhã, 6 Jun '08, a partir das 23hs, haverá Kraak n'O Bacalhoeiro (Rua dos Bacalhoeiros, 125-1º/2º), numa noite baptizada "Dream Repair Service".

Apareçam! Desta vez sem compoteiras, mas com frascos para as cerejas. :P

[Flyer by Tiago Santos]

2008/06/03

Malcolm Middleton + D'Age @ Santiago Alquimista, 26 Jun '08

[PROMO]

Malcolm Middleton, 26 Junho, Santiago Alquimista

Malcolm Middleton, nome que para muitos de nós não é de todo desconhecido, - não fosse ele uma das caras metade do extinto e mais que conhecido colectivo Arab Strap, - vai estar no próximo dia 26 de Junho em Portugal, em apresentação do seu mais recente trabalho, 'Sleight Of Heart', no Santiago Alquimista em Lisboa.

Depois de três álbuns em nome próprio, onde o multi-instrumentista deu voz às suas composições na companhia de uma poderosa viola, Malcolm Middleton, chegou-nos este ano com uma espécie de mini-álbum, na sua maioria acústico, com uma extraordinária colecção de temas que partem o coração e iluminam as nossas sombras, através de toda a qualidade sonora que se destaca por ser sincera, pura e honesta, onde inclusive encontramos uma brilhante cover de Madonna no tema "Stay". Uma mensagem sentida por todas as letras dos temas. Uma mensagem passada por uma espécie de monólogo (escocês) totalmente dedicado aos amores perdidos e desencontros que nos poluem a vida. Tudo isto doseado com muito humor, sentimentos com grande suporte da sua voz e respectiva pronuncia escocesa muito característica. Ou seja, Malcolm Middleton no seu lado mais íntimo.


D'Age, 26 Junho, Santiago Alquimista

Para começar a noite, que se quer acima de tudo íntima, ao cimo de uma das colinas mais belas da cidade, apresenta-se, com nova roupagem, o projecto português D'Age. Depois de uma ausência prolongada, Toné (que adoptou para seu alter-ego D'Age), mentor do projecto e único membro da formação original no activo, agarra no que um dia foi 'Todo Este Mar', e com outras cores o traz ao publico mostrando o que de bom temos num adulto rock alternativo português.

Ouvidos e olhos atentos. D'Age em concerto, dia 26 de Junho no Santiago Alquimista.

Tóne, vai igualmente apresentar o seu livro 'Mitos Urbanos' antes de se iniciarem os concertos.

Mais informações sobre Malcolm Middleton, nomeadamente sobre o seu novo álbum, 'Sleight of Heart', podem ser lidas aqui. De igual forma, mais informações sobre D'Age, podem igualmente ser obtidas através deste link, ambos via Kraak FM <'+++<.

[Texto originalmente publicado no Blog e no MySpace da Undergrave Productions]