2008/02/26

A Liberdade Reflectida num Comboio InterCidades



As pessoas vão e voltam. Perdem-se num intervalo onde julgam arrumar no roupeiro a vestimenta de verão até a próxima meia-estação, mesmo sabendo que no inverno e, nos casos especiais de dias como o de hoje, podemos andar de manga curta.

Não sei se tal característica tem algum nome. Se são pessoas, se são figuras, se são como algumas estrelas vistas cá da Terra que ora brilham ora se apagam. Será que são como alguns cometas que passam de tanto em tanto tempo? Serão cíclicas? Entidades que chegam de comboio a contrariar tudo isso, em nome de uma liberdade residual, em nome de um "prefiro que não vejas como sou", em nome de um graffiti indecifrável, em nome de uma ausência que clamava pelo amor da liberdade.

Com o bónus deste lado, fico com as pautas da minha música rasgadas, com as folhas de papel reciclado da minha mente queimados, com o meu candeeiro tapado, tal como uma estátua petrificada, sem a liberdade de movimentos para ser efectivamente livre.

Não sei, mas parece que há qualquer coisa escondida nos meus olhos. Para além de já ter assumido que era a "tragedy", também sou a drug e nunca me disseram. Se "tragédia" e "droga" podem estar relacionados, qual a verdadeira diferença entre "liberdade" e "ser livre"?

3 comentários:

IM disse...

"qual a verdadeira diferença entre "liberdade" e "ser livre"?...
a mesma que entre uma impossibilidade e um desejo, ou seja, nenhuma...sim, porque o que define o desejo é a impossibilidade, caso contrário, deixa de ser desejo e para a ser algo de efectivo...o que faz o desejo ser desejo é a sua intrínseca impossibilidade..
(olha, e é melhor eu deixar a conversa que isto hoje já foi muita aula e estou muito palavrosa!!!!eheheheh)

Carla disse...

é a diferença entre o utopia e a realidade, sendo que, por vezes, ambas se confundem

Unknown disse...

Im, Carla :) :) Fiquei na mesma. :S Impossibilidade e desejo são incompatíveis? Utopia e realidade também se confundem, verdade, mas "ter liberdade" e "ser livre" também podem ser confundidas? Se sou livre, tenho ou não liberdade? Ou a liberdade é restrita?

Haha! Isto é difícil! :P

Bjzz livres para a Im e para a Carla