2006/12/04

Depois da série 24, chega a série 26


Os produtores e autores da série norte-americana "24", para além da inspiração doméstica que tiveram, devem também ter ido buscar algumas ideias nos seus parceiros internacionais, nomeadamente aqui pela Lusitânia.

26 anos após a morte de Francisco Sá Carneiro e do então Ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, bem como de outras pessoas que iam naquele famigerado Cessna, o enredo desta trama é hilariante, mesmo digno de uma temporada da série 24.


A trama: um, que já confessou o seu envolvimento no acidente em 1982 (!!), era operacional da rede bombista de extrema-direita. Terá sido ele quem armadilhou a bomba. Outro, um tal major, parece que forneceu a bomba através dos contactos da sua mulher com os serviços de espionagem britânicos a qual foi a responsável pelo transporte da mesma. Houve um quarto que pôs o engenho explosivo no avião. Isto é que é uma cadeia logística!

Tudo isto porque parece que o alvo seria o então Ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa e não propriamente Sá Carneiro. Segundo li, Adelino Amaro da Costa estava prestes a descobrir uma rede de tráfico de armas que envolvia os Estados Unidos como principal fornecedor de armamentos destinados à guerra entre o Irão e o Iraque, do qual o tal major e muitos outros teriam muitos lucros. Tudo financiado pelo chamado "Fundo do Ultramar".


Desculpem, mas isto mete nojo. Num acidente em que morreram pessoas, quer sejam políticos ou meros cidadãos, fala-se de um histórico acidente, com consequências políticas e humanas. 26 anos passados, tudo continua na mesma. Ridículo.

A diferença entre isto e o 24 é que a série se desenrola toda num dia. Esta passa-se em 26 anos.

Saudades que eu tenho de brincar às escondidas... "Get down on the floor!"

10 comentários:

ASPHALTO disse...

... e não deixa ter o seu twist de humor:

Afinal um dos bombistas agora é bruxo e mobutu look-alike. A personagem digna de rocambole dará pelo nome de "Xô Zé" e pouco lhe faltará para gravar um CD e ter a sua própria coluna num diário de índole duvidosa.

Mocho Falante disse...

ahhh pois é...bem-vindo ao país que temos

abraços

Unknown disse...

Muito bem escrito, querido amigo e com um humor amargo até, porque se há coisas que simbolizam o nosso atávico atraso, a forma vergonhosa como o assassínio de um primeiro ministro foi varrido para baixo do tapete é uma delas.
Bjzz

Unknown disse...

Coconaventoinha :) LOL! Obrigado pela tua visita e pelo teu comentário. Espero que possas regressar sempre que quiseres e puderes :)

É verdade! Um dos bombistas é bruxo! Traja-se de uma maneira completamente OUT e naum lembra ao susto. Nem ao próprio Mobutu. Deve ser para lhe passarem um atestado de insanidade mental e safar-se airosamente.

Se ele grava um CD é que está tudo completamente louco. Haha!

Hugzz com ventoinha

Anónimo disse...

E a sequel da 26? Prevejo que seja o julgamento da Casa Pia. Promete o mesmo desfecho em bem mais que 26 anos...

Jinhos.

maria disse...

Pois não lembraria a ninguém se não houvesse no mundo uma esquininha chamada Portugal!!
;)

Peixinho, bem visto, companheiro, mas é como diziam por aqui na comentarice... ainda muitos múltiplos de 26 se passarão com casos como os que permanecem pendurados na fraca memória executiva das gentes desta terra.

Unknown disse...

Mocho :) Pois... Se calhar naum somos nós cá bem-vindos... no meio desta confusão. Argh!

Hugzz bem-vindos

Unknown disse...

Adryka :) Eu diria mesmo escandaloso. Que justiça tem este país? É mesmo uma trama à 24. Vergonhoso. Imoral.

Independente das opiniões políticas, eram 7 vidas que iam naquele avião. Este país é pornográfico.

Bjzz justos

Unknown disse...

Jj :) O julgamento "Casa Pia" é outra anedota deste nosso querido país, se bem que aí os contornos serão muito diferentes do Caso Camarate. Igualmente triste. Ridiculamente infeliz.

26 Bjzz

Unknown disse...

Maria :) Que bom ver-te novamente por cá! :D Infelizmente, nesta esquininha, lado mar lado terra, muitos barcos hão de atracar sem saída prevista. Qualquer dia deixamos de ser "esquininha" para sermos "ilhéu" :S

Bjzz do farol