2006/01/06

Arquivo Recuperado: Turismo Ferroviário no Brasil

Num país sem grande tradição ferroviária no que diz respeito ao transporte ferroviário de passageiros, eis que o sector turístico associado ao caminho-de-ferro no Brasil tem experimentado excelentes resultados nos últimos anos, motivado essencialmente por turistas e curiosos da ferrovia.

Este facto tem originado algum desenvolvimento na captação de receitas, nomeadamente com a reabilitação do chamado "Trem do Pantanal" o qual liga as cidades de Campo Grande e Corumbá, numa extensão de cerca de 460 km, o que perspectiva um grande potencial de crescimento turístico nessa região brasileira.

Claro está que falta muita coisa, como por exemplo, o apoio dos municípios, parcerias com associações locais que, tal como em todo o mundo, acolhem e louvam as iniciativas, mas no que toca a subsidiar alguma coisa, 'tá quieto.


Um bom exemplo destas iniciativas é o conhecido "Trenzinho do Corcovado", em funcionamento desde 1884 (exploração exclusivamente turística), bem como os também conhecidos "Trem da Uva" e o comboio que liga São João del Rey a Tiradentes, traccionado pela simpática locomotiva alcunhada de "Maria Fumaça".


Mais informações, consultar o site da
Abottc-Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e Culturais, que vale a pena.

[ photo uploaded from http://www.abottc.com.br e ilustra o Serra Verde Express]

Sem comentários: