2006/01/31

Arquivo Recuperado: Comboios a Diesel Amigos do Ambiente-JR East & Hitachi



Todo o século XX foi caracterizado pela perseguição de um maior conforto no estilo de vida das pessoas. Muita tecnologia foi desenvolvida neste período e de um forma exponencial como muitos de nós constatámos. Entretanto, ao mesmo tempo, nessa busca de melhores condições de vida, muito do meio ambiente foi destruído, originando o chamado efeito estufa à volta da atmosfera terrestre.

Muitos países assinaram o Protocolo de Kyoto onde as emissões de gases deveriam baixar pelo menos 5%, regressando aos níveis de 1990. E tanto o sector público como o privado deveriam tomar medidas drásticas na redução nas emissões de CO2 por todo o planeta.


Os caminhos-de-ferro, que se dizem amigos do ambiente, e que efectivamente o são comparados com o automóvel, ainda têm alguns progressos a fazer nesta área, especialmente nos seus comboios a diesel.

É de louvar e divulgar a atitude do construtor Hitachi, que em conjunto com os Caminhos-de-Ferro do Leste do Japão (JR East), desenvolveu um sistema de tracção híbrido o qual utiliza de forma combinada o gerador da locomotiva e um conjunto de baterias de armazenamento de energia, o qual permite uma frenagem dita regenerativa, conseguida pelo stock acumulado de energia existente, economizando assim o incremento de energia (isto não era antes possível nos comboios convencionais não-eléctricos). Este sistema contribui para a redução das emissões de
CO2 em global escala, protegendo assim a Terra.

As experiências já efectuadas com um comboio protótipo que percorreu já mais de 25000 km permitiram concluir que houve

  • 20% de redução no consumo de gasóleo;
  • 50% de redução na emissão de CO2;
  • uma redução significativa da poluição sonora à volta das estações;
  • uma redução dos custos de manutenção.
[ photo upload credits by http://www.jreast.co.jp ]

Sem comentários: