O operador ferroviário (público) de passageiros sueco, SJ AB, continua a mostrar a potência dos seus incrementos de resultados. Durante os meses de verão, os proveitos triplicaram comparados com o mesmo período do ano anterior. Os primeiros 9 meses de 2005 deram um resultado operacional de € 41,1 milhões, dos quais € 25,2 milhões foram alcançados durante o 3º trimestre de 2005. Os SJ mostram-se aos olhos dos suecos como uma empresa de continuada estabilidade e com um aumento dos lucros. As viagens durante o 3º trimestre revelam um incremento de 7% comparados com o período homólogo de 2004. De uma forma geral a distância média em percursos como, por exemplo, Malmö-Gotemburgo e Malmö-Växjö/Kalmar está fortemente a subir e a ganhar terreno face a outros meios de transporte alternativos. Inclusive no serviço de longo curso entre Estocolmo e Gotemburgo, os SJ tiveram um incremento nos últimos 6 meses mesmo com a cerrada competição com as companhias de aviação low-cost.
Os SJ mantiveram a sua quota de mercado nos percursos onde o principal rival continua a ser as companhias de aviação low-cost. Isto foi conseguido à custa do lançamento de novos produtos e conceitos bem como novos serviços e mostra que a companhia está apta a concorrer directamente com o transporte individual, com os autocarros e com os aviões. Nesse trimestre, salienta-se que a pontualidade dos comboios dos SJ foi de 91,3%. Com uma eficiente campanha lançada, o povo sueco apercebeu-se dos preços baixos que os SJ praticavam face à concorrência o que serviu para baixar o preço dos terrenos à volta dos aeroportos e dirigir uma campanha focada contra as linhas aéreas de baixo custo, a qual continua durante este outono.
[Adaptado de http://www.x-rail.net ]
Sem comentários:
Enviar um comentário