2005/04/21

Por Detrás da Máscara

Um dos livros de Pedro Paixão que ainda não li tem o nome "Cala a minha boca com a tua". Hoje, a seguir ao almoço, dei uma vista d'olhos pelo respectivo. Um dos contos do livro tem o título deste post. Neste blog alguma coisa já se afirmou, comentou e rimou sobre "Magia".

Voltemos novamente ao tema, pois o parágrafo seguinte obrigou-me a uma pausa.

"Toda a gente sabe que a arte é uma forma de magia. O que ninguém sabe é o que é a magia. Torna presente o que está ausente, sem que se saiba como. Acontecem coisas sem que se compreenda por que acontecem e, precisamente, o que menos interessa é saber ou compreender. Fascina e arrepia. Eu andei a brincar com coisas que não devia. Percebi tarde que as consequências do que fazia fugiam por completo ao meu controlo, que a partir de certa altura, bem cedo, não era eu que jogava, era eu o jogado."

Paixão, Pedro in "Cala a minha boca com a tua", Edições Cotovia 2002

Alguém comenta?

6 comentários:

ti_a_u disse...

Olá, olá... e obrigado pelos Parabéns :-)

Pois parece que sou eu o primeiro a querer comentar esta "postada"... bem ao estilo sentimentalista já internacionalmente reconhecido do VP Poliló, Marquês de Baquelite; o qual aumentou ontem a sua colecção de tachos com mais um magnifico trém de cozinha...

Não me apetece comentar, nem a arte nem a magia... cada uma delas tem a sua força e o seu momento... O que me fez reflectir foi a ideia de se brincar com o que não se deve e ver a vida como um jogo que controlamos... Isso, de facto preocupa-me...

Efectivamente, a maioria das pessoas parece jogar com a sua vida e com a dos outros e acaba por complicar e por vezes arruinar coisas com muito valor...

Aprendi com a vida que nunca controlamos os "jogos" (como lhe chama o Pedro Paixão) e que não devemos brincar... a verdadeira felicidade está no sentir e especialmente na maravilhosa sensação de nos sentirmos tão ligados ao "outro", que seria impossível jogar, por sermos apenas um...

Enfim... Não gosto de jogos (só os Descobridores da Ilha de Catã, com Piriquita e Bolo de Morangos e Chantilly), prefiro a partilha o companheirismo e a vida...

Fica bem...

A Vice-Presidência em festejos

JJ disse...

É por detrás da máscara que encontramos a essência do ser. E é sempre um acto de magia, de transcendência, quando dois rostos se encontram face a face... sem máscaras! Pedro Paixão: uma escrita sólida, muito pensada e elaborada. Bom gosto. PS- nos idos de 80 fui um dos votantes na lista S da FCL...

Unknown disse...

Tiau, + 1 trem de cozinha?? Fonix, já naum deves ter espaço p/ tantos taxos, naum? LOL. Axo 1 verdadeiro descara/º k'a actual presidência venha postar no blog da oposição... como VPPoliló! LATA! Só prova k'o movimento poliló já começa a ter as suas rupturas, hehe.
Quanto aos jogos, concordo ctg e axo piada ao teu "encantamento" descrito no penúltimo parágrafo. Tu pelos vistos já aprendeste... No meu caso, foi só aos 40 ke m'apercebi de certas coisas. A vida ainda tem muito a ensinar, pelos vistos.
Ilha de Catã com Pirikita e morangos e etc? Nopes. Eu partia era para Citera com 1 bloco de notas e 1 garrafa de tinto (pode ser surrapa). E muito café para permanecer acordado.
Hugzzz
Kraak/Peixinho aka De man uit Citera

Unknown disse...

Jj, completamente verdade o que afirmas. As pessoas têm medo do face a face, mesmo quando usam máscaras, o que não diríamos se as tirassem? Fogem. Mais fácil. Pedro Paixão: um dos meus escritores de culto. Ainda bem que tb gostas. Aliás, admirar-me-ia se fosse ao contrário.
Lista S: Claro! Mas naum votaste em mim, fui eleito em 1984! Corremos com a lista A e ficámos para sempre, LOLOL.
Hugzzz
Kraak/Peixinho aka Um dos ke correu com o prof de Cálculo de Variações

Catarina Gomes disse...

olá sei que nao tem nada a ver com o post, só te quero agradecer por visitares o keanefans.blogspot.com que está a crescer e já agora os Keane não vao á keima do porto... foi um rumor! tb me parecia bom demais!
Beijos

Unknown disse...

Ohh Catarina! E eu ke pensava ke íamos ser prendados com + 1 visita em breve dos Keane. Deixa lá. Pouca sorte. Tb 'tava a achar fruta a + a vinda deles à keima no Porto. Fica para os sortudos ke conseguiram bilhete para os U2.
Volta sempre.
Bjzzz