2006/03/08

Pode ser Linear?

Cores e luzes dominantes numa noite sombria e nebulosa. Ser generoso não é sinal de conforto, mas mais frequente que o nosso quotidiano, isso pode estar na base de uma imagem feliz. Melhor ainda é ser precioso.

Encontrar soluções pode ser algo estimulante, sobretudo quando a nossa função objectivo pretende maximizar o espaço útil da nossa mente. Pode não ser fácil. As restrições podem ser muitas: desigualdades e igualdades à mistura.

Podem ser compostas por linhas simples, inequações que intersectadas restringem o plano das soluções, médias móveis versáteis, janelas temporais auxiliadas por um projecto, escadas que sobem como uma função de distribuição discreta, cores que assinalam os extremos de um poliedro convexo e uma boa dose de sensibilidade a combinar inteligência e sentido prático.

As soluções não têm que ser óptimas. Precisamos é de pistas para encontrar uma boa solução dentro desse conjunto e próxima da óptima. Eficaz para as nossas estratégias e onde seja possível o nosso reconhecimento. Respeitando a identidade dos espaços. Relaxando as restrições. Sem complexos e sem números complexos.

26 comentários:

spartakus disse...

não me fales em noite e números que eu lembro-me dos mariachi na cozinha...b'tarde Kamarada. se for. abraços e huggzzzs. se houver.

Mendes Ferreira disse...

pode ser não linear?


beijo. real.

Mendes Ferreira disse...

pois....


:)


ficamos assim.

amo-te.

Claudia_peixinha disse...

Andava eu a nadar,e vim dar a teu "aquário" ,prometo voltar com calma para podes disfrutar do teu espaço.

Hoje deixo aqui um cumprimento de barbatana:)

spartakus disse...

mau...outra vez?...o que vale é ké ku KraaK mas num sei não...adiante. Kamarada: resolvi homenagear nós mesmos no dia delas. abraços. e huggzzzs.

David Monteiro disse...

Porque tem que ser linear?
Talvez nem seja feliz, só seja e nem sequer se preocupe se é feliz.
E será que necessitamos de soluções? Ou de portas que se abram para novas questões?
Ou talvez necessitemos de manter viva a preplexidade que nos ilumina alma de curiosos.

Um abraço,

Sereno disse...

cada um tem a sua linha, ou nao `e assim?

beijo forte com muitas saudades
muitas muitas muitas

[*]

Kraak/Peixinho disse...

Spartakus :) Qual a relação entre os números e os marichi??

Hugzz com dúvidas

Kraak/Peixinho disse...

Mendes Ferreira :) Pode ser o que quiseres... desde que ajude a encontrar uma solução :) Normalmente a Não-Linear resulta melhor, embora de mais dificil aplicação :)

Bjzz quadráticos

Kraak/Peixinho disse...

Peixinha_Porto :) Obrigado pela tua visita e pela navegação perdida cá por estas águas :) Espero que te sintas bem por cá e que regresses sempre que queiras. Vou espreitar também a temperatura da água por onde nadas :)

Kraak/Peixinho disse...

David Monteiro :) ENAA! Que bom ver-te por aqui por estes percursos... Então, agora já naum se pode comentar no teu blogue?

Não tem que ser linear! Muitas vezes o mundo é tão complicado que temos tendência a simplificar as coisas, tornando-as lineares, e abrangendo 90% daquilo que julgamos seja "óptimo". Mas concordo contigo: Há pessoas que só são. Nem sei mesmo se felizes...

Obrigado pela tua visita e volta sempre que puderes. Há muitos percursos terrestres por aqui :)

Hugzz montanheiros

Kraak/Peixinho disse...

Sereno :) Yeaps, cada um tem a sua linha, mas isto naum impede um melhor traçado da mesma, naum achas?

Tb tenho saudades :)

Bjzz traçados

andalsness disse...

é a pequenez humana a dar luta ao medo do desconhecido. discretizar o continuum pela falsa sensação de subir um degrau numa tal dialéctica ascendente que se quer desesperadamente crer e deseja trepável e tangível? formalizar emoções? singularidades que ficam para explicar mais tarde?
é não determinístico, não tem solução polinomial, meus amigos.
O Luis Magalhães que me perdoe, mas linearização é simplificação grosseira. não há tais realidades.

Wakewinha disse...

Toda a nossa vida é uma equação, né? Cheia de variáveis, presumo... Será que conseguimos, no fim de contas, acertar todos no resultado? ;)
Beijinho*

Mocho Falante disse...

É que às vezes a solução não é linear e a felicidade também não passa por essa regras

abraços

Randomsailor disse...

o tempo, os objectivos, as pessoas... a complexidade aumenta! e a função óptima? será que conseguimos ser percorridos por ela? ou somos nós a fabricá-la?

há vezes em que tudo se resolve numa noite bem dormida...

abraço grande, senhor!

Kraak/Peixinho disse...

Andalsness :) Gostei bastante do teu comentário :) É muito isso que dizes: há muita gente a discretizar o contínuo e nem sempre com a garantia de se alcançar uma generalidade satisfatória. Muito bom! :)

Hugzz com pataniscas

Kraak/Peixinho disse...

Wakewinha :) Mais que equações, onde andamos à procura das incógnitas, acho que a maioria das vidas é feita de inequações... As possíveis soluções são muitas, mas nunca (ou quase nunca) acertamos (empiricamente), na melhor entre elas. Será?

Bjzz com a prova dos 9

Kraak/Peixinho disse...

Mocho :) Pois aí está, caro Mocho. Foi o que disse ao Andalsness. As soluções podem, por vezes, ser lineares. A forma como as encontramos é que naum tem que ser linear. :)

Hugzz não-lineares

Kraak/Peixinho disse...

Randomsailor :) WEE! Tudo isso que dizes transforma a nossa função em multi-objectivo! Ou seja, um problema de difícil resolução. Às vezes, linearizando algumas coisas, relaxando outras, podemos melhorar substancialmente a sua resolução. Como, por exemplo, uma noite bem dormida :) Há quem encare isto como um adiamento... Será?

Hugzz incógnitos

Luís Miguel disse...

Deveria ser linear, Kraak. Deveria...
A complexidade (inimiga e contestatária do linear) é um falso produto da nossa enriquecedora mente que se reproduz mas rebate com ela a sua existência neste patético palco da vida.
Basicamente (e porque tudo é básico pela simples e pura condição de ser natural), a complexidade é algo por nós criado que, por vezes, por demasiadas vezes, nos serve de explicação, de conformação, eventualmente de mera desculpa.
E onde existe complexidade dificilmente se respira o linear...

.
.
Interessante o tópico. Para debater em futuros posts...
Até lá, Fica bem!

spartakus disse...

Bfsemana K'mrad. abraços. hugzzzs. e sol se for possível.

Kraak/Peixinho disse...

Luís Miguel :) Apesar de concordar contigo, pergunto-me muitas vezes se a complexidade é sempre um produto das nossas mentes. Acho que na realidade, é preciso separar, e bem, o que pode e deve ser linearizável e o que naum pode. Creio que quando conseguirmos atingir este nível, seremos todos especiais :)

Fico satisfeito que tenhas curtido o post :)

Hugzz satisfeitos

Kraak/Peixinho disse...

Spartakus :) Bom fds tb para ti. O sol por aqui é coisa que naum apareceu hoje :S

Hugzz

Nelita disse...

se não for, converte-mos...
pode ser o k kisermos e fizermos k seja :P
jinhos bom fds

Kraak/Peixinho disse...

Nelita :) Desde que facilite a nossa decisão e a ajude a ser próxima da óptima :)

Bjzz convertidos