2006/06/30

Reunião Secreta



Hoje tinha pensado em fazer uma posta de paixaum >+++'> cool, mas fica para outro dia. Estou preguiçoso e amedrontado com os espiões que pairam sobre mim e não sei bem o que dizer. Só sei que hoje é um dia especial, não só porque se aproxima o fim-de-semana, mas também porque termina mais um mês. Ou mais 1 ano. E não se trata de terminar o dia de uma forma graciosa, mas usar nesta noite escura os meus óculos de sol e, de olhos fechados, ir até à cave do meu cérebro para ter uma reunião secreta. Pelo mar, pleno de tubarões perdidos, mas com a costa limpa. Assim como a minha mente. Yeah! Civilizado? Sim, mas sem qualquer pecado mortal.

[ inspirado no tema "Secret Meeting" by The National, em audição nesta data no Kraak FM <'+++< ]

2006/06/29

Sentido Figurado

Já não bastava o Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar com aquelas afirmações absurdas sobre o lobo-ibérico, agora aparece o também Presidente da Câmara Municipal, só que este de Viseu (já agora, o mesmo é o Presidente da Associação Nacional de Municípios), a incitar a população do seu município "a correr à pedrada" os fiscais da Inspecção Geral do Ambiente...

Depois tem a lata de dizer que a afirmação foi feita em sentido figurado...

É nestas ocasiões que tenho saudades das FP-25.
Não se preocupem, pois a minha afirmação também é no sentido figurado.

2006/06/26

Para Onde Mesmo É Que Vamos?

O que mais me surpreendeu ontem entre as 20h00 e as 21h45 nem foi a violência gratuita presente num jogo de futebol nem foi a vergonha de espectáculo proporcionado por ambas as equipas, mas sim quando o João, com 9 anos (?), disse: "Vá Deco! Tens que lhes dar porrada!"

2006/06/25

Rápido nº 5


Durmo nos teus sonhos após uma tão longa viagem nocturna, pelas pradarias e lagos, como se os burros e os peixes viessem bater à minha porta.

Acalma-te que já aí vou quer seja num fim de semana ou numa noite de um fim de semana. Num Zephyr rápido.

Acordam-me de repente: - "Where are you going?", - "Omaha, I guess.", respondo.

2006/06/21

Abundância da Vida


E assim continuamos a crescer! Com a harmonia e a energia desta nova estação do ano que hoje começou, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Rios, mares e margens cheios de peixes, escorpiões e caranguejos para o solstício de verão em 2005, sem esquecermos em 2006 a inclusão das plantas que acordam cedo para receberem o alimento do Sol.

Um Feliz Verão é o que vos desejo.

2006/06/19

The Power of a Journey (M-R), #3

Na continuação desta posta de paixaum >+++'>, temos mais uma parte do suposto ABC de 10 dias de deboche.
M
Marble Arch - Inspirado no grande arco de Constantino em Roma, foi construído para ser a grande entrada do Palácio de Buckingham. Mas, segundo consta, as coisas correram um pouco para o torto quando a Raínha Victória e o seu respectivo King decidiram ampliar o Palácio... Ao que parece as carruagens não conseguiam passar por baixo do arco. LOL. Então hoje há uma lei que proibe a passagem de qualquer coisa sob o arco... servindo então este como porta para o Hyde Park;

Metropolitan Line - A mais usada cá pelo je;
Midland Mainline - Um Operador Ferroviário britânico onde eu pareço o revisor a guardar as portas :S;

Millennium Bridge - Vista da Tate Modern;
Mind the Gap - Very typical London Tube;
Mornington Crescent - A estação de metro que serve a Koko ("Koko" - ver post anterior);

N

(The) National - Ver este post! Hooray!
Neighbourhood Watch - LINDO!
Notting Hill - Zona bem agradável e trendy de Londres onde fazem o famoso mercado/feira de Portobello Road. Curiosamente no fim do bairro, parece residir uma comunidade portuguesa onde sobressai o Café Lisboa, famoso pelos seus pasteis de nata;

Nyhavn - Uma das zonas mais agradáveis de Copenhaga. Onde se situava o Porto da cidade, quando da fundação de Haven (como era chamada Copenhaga), no século XII. Relaxa porque a atmosfera aí é única. Há um termo dinamarquês que descreve bem o ar da zona: "Hygge", que no meu vocabulário próprio deve querer significar "deboche";

O
Oxford Street - Rua proibida para o meu bolso;

P
Piccadilly Circus - Já se sabe o que é e dispensa grandes apresentações. Trata-se da famosa "Praça Sanyo", LOL. Conhecida pela grande confluência de ruas e avenidas que aí convergem (o 'circus' vem do seu formato arredondado), separando a zona do deboche, West End, da pasmaceira de Westminster. Reza a história que as proximidades daquela zona, nomeadamente para os lados do Soho e Shaftesbury Avenue, era uma zona de grandes bairros-de-lata.
Porto - ...E o seu novo e ESCANDALOSO aeroporto. Fui obrigado a mudar aí de avião quando regressava a Lisboa. Ok, as antigas instalações eram vergonhosas, mas daí fazerem aquele monumento... Só gostaria de saber porquê, numa zona cuja área de abrangência deve rondar as 2 milhões de pessoas, o motivo de tal investimento asiático naquelas instalações;
Puttgarden - Fronteira marítima Alemanha/Dinamarca;

Q

Quem é a esta monga? - Exclamei eu quando tirei esta fotografia;

R
Rough Trade - Loja obrigatória de discos em Londres. Situa-se em Notting Hill. Atenção musico-fanáticos: obrigatória a visita!
Ruislip - A estação de metro mais visitada;
Russell Square - Onde os esquilos andavam a passear e a fazerem-se ao piso para comer. Perto do British Museum e com o Russell Hotel em grande destaque. Uma fabulosa arquitectura.

Arquivo Recuperado: Estado Português e os Serviços Ferroviários da CP


Com a liberalização do mercado europeu de mercadorias e com a CP já separada há algum tempo em várias Unidades de Negócio, será já em 2008 que esta empresa deixará de receber ajudas do Estado Português, nomeadamente a sua área dedicada ao transporte de mercadorias.

A Secretária de Estado, Ana Paula Vitorino, numa entrevista ao DN, disse ainda que em 2010 o mesmo irá acontecer ao transporte de passageiros. Afirmou também que a situação financeira da CP é bastante grave, com tendência para o agravamento, tendo-a considerado mesmo como uma empresa à beira da falência técnica, destacando apenas o Serviço Alfa Pendular Lisboa-Porto como o único sustentável.

Informou ainda que no próximo mês de Setembro, o Governo vai apresentar o Plano Nacional Ferroviário, de onde se prevê uma orientação focada na priorização dos serviços de alta velocidade em conjunto com a actual rede ferroviária.

[image credits: CP]

2006/06/16

Mas Afinal Quem São as Prostitutas?


... e depois, por outro lado, somos obrigados a levar com a fotografia de Abou Moussab al-Zarqaoui (morto) o qual dirigia desde 2004 o ramo iraquiano da Al-Qaeda.

O mais caricato é a forma com os soldados norte-americanos expõem a sua cabeça, como se um troféu tivessem ganho. "É mais uma vitória significativa na guerra contra o terrorismo". Aliás, uma vez que a sua cabeça valia nos Estados Unidos 25 milhões de dólares norte-americanos, não é de estranhar que a guerra contra o terrorismo não seja mais que uma guerra monetária. Como as rebaixadas putas da posta de paixaum anterior.

A tirada de George Bush é genial: "Agora que Zarquaoui chegou ao fim, este homem violento nunca mais voltará a assassinar ninguém".

Viva La Palisse que 15 minutos antes de morrer, ainda estava vivo.

2006/06/15

Arquivo Recuperado: Serviços Ferroviários Argentinos

O investimento previsto pelo Governo Argentino no que se refere à modernização da infra-estrutura ferroviária, reabilitação e aquisição de material motor e rebocado (provenientes de Portugal e Espanha) anda à volta dos 500 milhões de dólares norte-americanos.



Uma grande parte deste investimento está destinado à tão desejada electrificação da chamada Línea de San Martín, bem como na eliminação de passagens de nível e construção de viadutos para a supressão de barreiras físicas coincidentes com o caminho-de-ferro.

No que diz respeito ao material motor e rebocado, só por curiosidade, este programa de investimentos prevê a compra de 12 novas UME's, 5 UMD's, à modernização de 5 locomotivas-diesel e 44 UTE's compradas à CP, das quais 25 já foram negociadas.

Na área de influência do Operador LSM-Línea de San Martin, a compra à CP de duas locomotivas da série 1400 bem como de 10 carruagens Sorefame, permitiu o incremento do número de comboios de 13 para 16.

    [images credits: Trenes Hoy-Argentina]

    Alemanha, Mundial '06, Putas e Arcebispos

    De acordo com o alto responsável do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes arcebispo Agostino Marchetto, as mulheres transformam-se em mercadorias que se compram num qualquer supermercado onde o seu preço é inferior ao preço de um bilhete para ir à bola, segundo anunciou a Radio Vaticano, numa entrevista sobre o tema relativo ao fluxo de prostitutas (a maior parte proveniente dos países do leste europeu) que caminharam para a Alemanha e que aí permanecerão até ao final do Mundial '06.

    Acho graça a essa malta: avisam, dizem o que se passa, mas depois não fazem nada. Só criticam e em nada contribuem para a melhoria das condições humanas das mulheres afectadas. Países como a Alemanha, onde a prostituição é legal, onde as meninas têm um seguro de saúde com acompanhamento sanitário apertado, onde também pagam para a segurança social, não é com certeza o modelo de país idealizado pelo Vaticano e seus descendentes.

    Talvez seja este o problema do mundo latino, fortemente influenciado pelas directivas emanadas da Cidade do Vaticano.

    O problema não está aí palhaços. O problema não se resolve com uma maior incidência das autoridades alemãs sobre o tráfico nem com a degradação da imagem das prostitutas que Suas Excelências pretendem transmitir, mas sim com a atracção desencadeada nas camadas mais baixas (?) forçadas à prostituição para responder à enorme procura de sexo que está a ocorrer pela Alemanha.

    Era melhor se descobrissem a curva que separa a escravidão e o trabalho.

    2006/06/14

    Também Eu Sigo


    Uma voz que te acalma e que me segue durante a noite. O meu segredo já sabes qual é: foi cantado na minha primeira música, ou, pelo menos, saiu aos soluços. Descemos na noite, subimos no dia e algures no mar havia de facto uma letra que pendia num corpo agarrado àquela vela.

    Assegurando-te que eu sóbrio estava, via a mesa e as cadeiras cansarem-se de andar à volta tentando encontrar o meu outro lado. Este, mais quente que o fogo, criava um soneto perfeito para que esse fosse a tua bandeira. De linhas claras e cores acesas. Além de ter todas as letras de todos os alfabetos, em particular, o árabe.

    (Imagem: 'I follow the Religion of Love', by Ibn 'Arabi, 2003 @ The British Museum Department of Asia. Image © Hassan Massoudy)

    2006/06/13

    Arquivo Recuperado: Reportagem Fotográfica-St. Pancras Station



    A área da estação de St. Pancras destinada aos serviços do antigo operador franchizado Thameslink (desde 1 Abr '06, sob a responsabilidade da First Capital Connect) está a ser alvo de grandes obras, mas com o risco de alguns aspectos serem cortados, já que o orçamento previsto não poderá ultrapassar a quantia de £ 50 milhões. O projecto destina-se sobretudo a tornar a junção das estações de King's Cross e St. Pancras como um grande hub londrino.

    [photos by Kraak/Peixinho @ St. Pancras Station, Londres, 2006.05.30]

    The Power of a Journey (G-L), #2

    Na continuação desta posta de paixaum >+++'>, temos mais uma parte do dito ABC de 10 dias de deboche.

    G
    Gatwick Express - Comboio que une o Aeroporto de Gatwick ao centro de Londres em Victoria Station. O preço dos bilhetes é uma REAL chulice! Um ROUBO para um serviço ferroviário de qualidade razoável. Nem que fosse o comboio mais luxuoso do mundo. Serviço muito contestado em Inglaterra;

    GNER
    - Great Northern Eastern Railway - Um Operador Ferroviário britânico. As siglas fazem lembrar qualquer coisa que temos por cá;


    H
    Hull Trains - Mais um Operador Ferroviário britânico que une a cidade de Hull a Londres-King's Cross.


    I
    IC3 - Comboio de patente dinamarquesa (muito) elegante. Ver foto no post anterior, ponto DSB;

    J
    Job - Não me importava de ter um por Londres, por um período transitório;
    Jam full - A forma como algumas vezes andava o metro de Londres;

    K
    Kiel - Cidade alemã com a sua piadinha, mas um pouquito provinciana no contexto alemão. Falas para as pessoas em inglês e respondem-te em alemão. Não lembra!
    King's Cross - Onde passei uma grande parte de uma das manhãs;
    KLM - Koninklijk Luchtvaart Maastchappij, ou seja Companhia Real Holandesa de Aviação. A tripulação, mais uma vez, demonstrou ser a mais simpática de todas as companhias de aviação onde já voei. Também é frequente ver as hospedeiras sentadas, de perna aberta, quando anunciam as informações habituais logo após a descolagem;


    Kobenhavn H
    - Visita obrigatória a uma das estações europeias que mais se preocupa com o Cliente;

    Koko - Peregrinação obrigatória em Londres. Onde se realizou o concerto dos The National ("The National" ver mais à frente);

    Krak
    - As imitações continuam...
    por Lübeck (DE). €2,60? Claro... imitações são mais baratinhas, hehe :);


    L
    Litter - Coisa que não abunda muito por Londres. Atentados? Arghh!
    Londres - Capital do Reino Unido. Dispensa comentários, LOL.

    Lübeck - Cidade alemã muito gira e agradável. Aí nascem os famosos chocolates de massa-pão, Niederegger.

    2006/06/12

    Arquivo Recuperado: Reportagem Fotográfica-King's Cross Station





    [photos by Kraak/Peixinho @ King's Cross Station, Londres, 2006.05.30]

    2006/06/11

    Arquivo Recuperado: Alta Velocidade Brasileira


    Recentemente o Governo Brasileiro anunciou os seus planos para a construção de cerca de 403 km de vias férreas aptas para a circulação de comboios a 280 km/h entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Os convites para o concurso já foram endereçados às empresas e aos consórcios internacionais e se tudo correr bem, os trabalhos poderão já começar em 2007, prevendo-se a sua exploração lá pelo ano de 2015.

    Estima-se também que esta nova Linha terá cerca de 125 km de pontes e 95 km de túneis, tendo um custo estimado de $US 9 biliões.

    O "Relatório Final do Trem de Alta Velocidade São Paulo-Rio de Janeiro" pode ser lido aqui.

    2006/06/10

    2006/06/09

    Arquivo Recuperado: ADIF


    Um ano após a criação da empresa espanhola ADIF-Administrador de Infraestructuras Ferroviárias, pode dizer-se que o saldo global é positivamente favorável no actual contexto ferroviário espanhol, pois só em 2005 foram apresentados 7 pedidos de licenciamento ferroviário para operação pelas empresas Renfe Operadora, Comsa Rail Transport, Continental Rail, Press Cargo Train, SA, Eusko Trenbideak, Activa Rail, SA e Tracción Rail, SA. As 4 primeiras desta lista já conseguiram a respectiva licença enquanto que as restantes aguardam a autorização.

    Pergunta inocente: quantos anos têm a REFER e o INTF?

    [image credits: http://www.adif.es]

    2006/06/08

    The Power of a Journey (A-F)

    Como descrever, de forma sintética e sem dar seca ao restante pessoal, uma viagem onde tudo correu praticamente bem? Tentei arranjar uma forma pitoresca de o fazer. Vamos ver se resulta. Aqui está a primeira parte do ABC de 10 dias de deboche.

    A
    Airbus - Ainda gostava de saber porquê raio esses aviões quando estão em terra fazem um barulho estranhíssimo como se estivessem a serrar qualquer coisa dentro do aparelho;

    B
    Baker Street - Estação do Metro de Londres, fetiche (não sei por qual motivo) de um amigo que lá vive. Ele adora lá fazer transbordos. Há uns anos atrás era típico ver ratos a passear pela estação (testemunhei o facto);
    Blitz - Uma loja maravilhosa de CD's em Kiel, descoberta em Janeiro '06, e que origina uma visita obrigatória sempre que vou a Kiel;
    Boeing - Não faz o barulho das serras descritas em 'Airbus';
    Boy Kill Boy - Nova febre musical pelo Reino Unido;

    British Museum - Deu origem a retorno, hehe. 2 visitas em 5 dias. Aproveitar que os museus em Londres são à borla :)
    Buckingham Palace - Passo.

    C

    Camden Market -
    Punk-deboche onde há sempre qualquer coisa que podes comprar e onde tens um canal assim para o mal-cheiroso, com barquitos a zarparem com turistas. Local onde também se come o inimaginável, no meu caso, originou uma dor de barriga, digamos que mexicana;

    Camden High Street - Onde fica a Koko ("Koko"-ver mais à frente);

    Copenhaga
    - Uma das minhas cidades
    eleitas para viver, se me dessem a escolher. Rivaliza com Barcelona;
    Chelsea - Zona chique/beta de Londres onde mora o Mourinho. Não fui. Obrigado;

    D
    DSB - Danske Statsbaner, ou seja, Caminhos-de-ferro Dinamarqueses;

    Dungen
    - Um grupo sueco com o qual flipo e que consegui (finalmente) comprar o primeiro álbum da banda;
    Derdang Derdang - O nome do álbum de Archie Bronson Outfit que foi difícil encontrar;

    E
    Esquilos - Very typical London;

    F
    Finchley Road - A minha estação fetiche (ver foto neste post) do Metro de Londres;
    First - Um Operador Ferroviário britânico;

    iForward Russia!
    - Outra febre musical britânica que veio comigo na bagagem;
    (The) Futureheads - Novo álbum acabadinho de sair. Também veio comigo na bagagem, hehe. Yupii!!

    2006/06/07

    Arquivo Recuperado: Milano Centrale-RFI/Trenitalia


    70 e tal anos após a inauguração da estação italiana de Milano-Centrale, já se encontra em curso as obras de recuperação e modernização deste fabuloso monumento arquitectónico. As intervenções dizem respeito às acessibilidades, comodidades e própria circulação na estação. Está também prevista uma restauração integral da decoração original, que parece datar de 1931. Não fica de fora a questão da iluminação e da informação tanto sonora como visual as quais eram muito deficientes, bem como os acessos ao Metro.

    A estação de Milano-C possui cerca de 500 comboios diários e a sua gestão bem como a sua manutenção está a cargo da empresa Grandi Stazioni, uma sociedade de serviços subsidiária do grupo FS-Ferrovie dello Stato.

    [photo credits: James Martin, através deste link]

    2006/06/05

    Follow the Rabbit

    Onde está o coelho?

    [ photo by Kraak/Peixinho @ Finchley Road, Londres, 28 Mai '06 ]