2007/02/27

Todo o Vinho


Há alturas em que o tempo corre devagar. Alturas e locais onde o tempo passa vagarosamente. Não é o caso por estas bandas. Poderia estar aqui calmamente a pensar no pequeno-almoço de amanhã ou no que fazer para o jantar.

Mas nesta (minha) vida, tal ritmo não existe. Nesta cidade frenética, neste laboratório imaginativo, há que ser moderno e expressar o conforto através da calma. Uma calma aveludada... encorpada.

Na medida certa. Desculpem, mas hoje, todo o vinho é todo para mim. A música em audição também. Apenas para mim. Só hoje.

2007/02/26

Os que caminham adormecidos (Svefn-g-englar)

... e na sequência do post anterior, enquanto a RTP continua a insistir na TV Rural, enquanto em Portugal nos preocupamos com merdinhas comezinhas tipo Alberto João, a saga na Câmara Municipal de Lisboa, o fecho das urgências em Valença, etc. (coisas que não eram supostas acontecer neste suposto país do século XXI), outros, supostamente mais provincianos, continuam a dar passadas mais largas.

A banda islandesa Sigur Rós estive no passado mês de Setembro '06 em África, mais concretamente na Suazilândia, e fizeram uma pequena reportagem sobre os órfãos (ainda sobreviventes) cujos pais foram afectados pelo vírus VIH. Trouxeram fotos onde testemunham o estado de sobrevivência da população.

A reportagem pode aqui ser lida. As fotos encontram-se aqui. Há um tema belíssimo dos Sigur Rós, do álbum 'Ágaetis Byrjun', que se chama "Svefn-g-englar", o qual sugiro aqui o seu clip.

Medita.

2007/02/25

50 anos da RTP


No próximo dia 7 Mar '07, a RTP comemora 50 anos da sua existência e estabelece um programa de acções intitulado "RTP 50 Anos - A Caminho do Futuro". Se a RTP pretende ser "uma montra viva do que fomos e, sobretudo, do que queremos ser", proponho desde já as suas exéquias. Já ouviram o hininho proposto para as comemorações? Sabem que o Eládio Clímaco vai cantar? Será que o realizador do clip vai ser o Júlio Isidro? Será a Serenella Andrade a apresentar o especial?

Certo! A caminho do futuro com formatos radio-televisivos dos anos '60.

Há pessoas que continuam a ter muita pena em mudar os seus hábitos.

2007/02/21

Não sei se

compro papel higiénico vermelho ou preto. Ou normal.

2007/02/17

Robinson "Paixaum" Crusoé, Ano #3


Este blog tanto pode ser caracterizado como um porto de paz como um naufrágio. Às vezes, cá por estes lados, desaparecem as estações, perspectivam-se sonhos pensados, tremem-se os corações, educa-se o cérebro, encaram-se as realidades nos seus mais variados aspectos, suspende-se o tempo e repete-se o de sempre, como se este blog não envelhecesse.

Se achava que a variável 'Tempo' não afectava o Paixaum >+++'>, de repente, ao fim de 2 anos, reparo que este blog "está velho" e não é eterno, apesar do tempo estar suspenso.


Na maior parte das vezes encaro este blog como uma ilha onde os meus pensamentos permanecem alheios ao mundo, como se separados dos continentes. Quando isto deixar de acontecer, é porque o tempo retomou o seu curso. Enquanto isto não ocorre, o Paixaum >+++'> parte, a partir de hoje, para o seu 3º ano de existência.

Obrigado!

:)

2007/02/16

O traque da jornalista sueca

"Agora terminamos por esta semana, mas voltaremos a encontrar-nos na segunda-feira da próxima semana." [traque] "Ohh bom Iord. Darn."

2007/02/15

Terapia


Nos últimos dias tenho andado a sentir vários helicópteros a sobrevoarem a minha cabeça. Pensei em ir ver o mar, como habitualmente, mas hoje achei que o melhor seria atenuar os atormentos com momentos de terra.

Gostaria por vezes de ter a energia de um helicóptero para poder descolar em posição vertical. Subir para além da atmosfera e de repente deixar de ter noção do resto. PUFFF!


Qual mar energético, qual atmosfera, qual ramo de salsa. Nada como apanhar um pouco de vento nas trombas e deixar de pensar que um dia os planetas irão colidir.

2007/02/13

Civilização

Ao ver os jornais na segunda-feira de manhã, tive a oportunidade de ver o mapa eleitoral do resultado do referendo. Se se nota nitidamente duas classes de portugueses, digamos que os druidas e os cavaleiros, verdade também é que a maioria das pessoas que participou no referendo demonstrou ter presente o duo sabedoria e conhecimento, recusando-se a conjugar o aspecto ciência sagrada, baseada em conhecimentos empíricos do chamado mundo vil.

Antes, ou seja, em '98, parecia que a maioria concordava com esse moralismo burguês, tantas vezes perverso, tantas vezes fraternal. Quando a neve se derreteu, para muitos que votaram "NÃO", acabou por ser um alívio o resultado final, como se já não tivessem que se preocupar com a própria natureza arcaica existente dentro de si, criando conflitos de consciência entre o ser e o parecer.

Não deixa de ser excitante pensar que alguém disse que as flores preferidas das cozinheiras são os ramos de salsa. Excitante e perverso.

2007/02/11

2007/02/07

Paixaum >+++'> pelo SIM


Esta é a última semana de campanha do Referendo Nacional sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG). Muita coisa aconteceu ao longo de toda a campanha e se calhar até 6ª feira, mais alguns disparates irão acontecer, disparates estes sempre a pender para o lado das Plataformas que defendem o "NÃO".

Acho ridículos os argumentos totalitários dos defensores do "NÃO", sempre a pensarem nos seus umbigos e ignorando a própria realidade que os rodeia. O argumento bacoco-provinciano sobre o "surgimento da vida" também é uma bandeira que não cabe na cabeça das pessoas, por mais que estas tenham pouco desenvolvimento cerebral. Os aspectos económico-financeiros reinvindicados pelo "NÃO" são de ir às lágrimas com tanta inutilidade e contradição expostas, sobretudo quando a campanha pelo "NÃO" está em grande parte a ser financiada por grandes grupos económicos, o que no meu entender, é no mínimo hipócrita.

Só queria relembrar uma vez mais que no próximo referendo não temos que nos pronunciar sobre a partir de qual momento começa a haver vida, conforme tentam passar os sectores conservadores da sociedade nacional, com a escandalosa ajuda falso-mesquinha da Igreja. Acho que cada religião vê a existência de vida de formas diferentes e portanto tudo varia consoante as características de cada uma delas.

Teorica e cientificamente e de acordo com o que li, a vida só existe quando o ovozigoto expelido do útero consegue sobreviver no mundo exterior, o que equivale, em termos práticos, a mais ou menos 20 semanas.

Estas cenas do "divino", "concepções imaculadas", "mistérios do universo", "cartinhas de um feto à suposta mãe", etc., são indecentes e mais uma vez não é para aqui chamada no próximo referendo. Essas parvoíces são um atentado à mente humana portuguesa. O que se pretende referendar é se as mulheres podem decidir interromper a sua gravidez, sob determinadas condições, sem terem que ir para a prisa como se fossem umas vacas assassinas.

Uma mulher não quer ter obviamente o prazer de abortar. Se há motivos importantes (não só para a mulher mas para também para o pai), associados com aquilo a que se chama maternidade/paternidade consciente e responsável, há que ter o direito de não deixar vir um rebento ao mundo o qual não viverá nas melhores condições sociais e por consequência interromper a gravidez voluntariamente e em condições sãs de saúde.

Os partidários do "NÃO" que se desiludam quanto ao aborto clandestino: ele vai continuar a existir e continuar a dar receitas chorudas a muitos desses médicos que andam a apelar ao "NÃO", embora os mesmos mantenham algumas clínicas clandestinas destinadas a tal. Se votarmos "SIM" ele também não desaparecerá, mas tem uma tendência forte para ser atenuado.

Ao votarmos "SIM" continuamos a apelar à vida e damos um passo civilizacional em frente (que tanto precisamos), passo este que a Igreja Católica bem como alguns sectores da sociedade teimam em manter-nos quase na era da Inquisição onde os opositores iam para a fogueira e onde a vida de facto era só para alguns. Desta forma pretendem continuar a condenar as famílias com menores recursos bem como as jovens grávidas a interromperem a sua gravidez em condições deficientes e humilhantes, sujeitas a um julgamento e uns anitos enjauladas.

Kraak é "PELO SIM" e pelo fim do Artº 140 do Código Penal e pelo fim da hipocrisia reinante neste país.

..:: Jovens Pelo Sim; Movimento Voto Sim; Movimento Médicos Pela Escolha; Movimento Cidadania e Responsabilidade; Em Movimento Pelo Sim.

2007/02/06

Blogger's Site Club a 9 Fev '07


Kraak em mais uma Sessão Musical, desta vez conjunta com os partners Extravaganza, Myself, Mr. S e o Puto. O Gang of Five volta a atacar o Bairro Alto para mais uma noite "Blogger's Site Club", no próximo dia 9 Fev '07, a partir das 23 hs no Bar do Bairro, Rua da Rosa nº 255, em Lisboa.

O Amor da Música Demorada a continuar a perfumar os vossos ouvidos.
:)

2007/02/04

O mar não tem paredes


Tu gostarias ainda de escrever pelas paredes, palavras bonitas com uma transparência interminável. Às vezes as paredes são frias, opacas, moucas, mas tu sempre com a tua frescura sobressaltada, mesmo com a tua mão levemente desligada, traças de forma delicada a surpresa de um desenho.

Por isso é que amamos o mar. As palavras aí não têm senhorio. Subimos e descemos. Morremos e nascemos. É por isso que te amo, Mãe. Feliz Aniversário!