2006/11/30

Roscoe (pelos Midlake)

Uma delícia de clip para uma das músicas de 2006: "Roscoe" do álbum 'The Trials Of Van Occupanther' dos Midlake. Sim, a música que teve, não se sabe bem como, mais de 100,000 downloads num curto espaço de tempo. Sinal que as pessoas começam a mudar os seus ouvidos.


Video Credits: worldsfair @ youtube.com

2006/11/28

We Will Kick Your Ears


Num determinado sábado do próximo mês tudo será diferente pelo Bairro Alto, e como a MÚSICA pode embebedar mais que o próprio vinho, informo que estes 5 Magníficos (Extravaganza, Myself, Mr. S, O Puto e Eu) tornaremos mais clara a água que vos daremos para ouvir. Todos os 5 (quem é que não leu "Os 5"?) estaremos numa DJ-Session, "Blogger's Site Club", dia 16 Dez '06, a partir das 23 hs, no Bar do Bairro, Rua da Rosa nº 255.

O amor da música demorada.

Mais informações, como habitualmente, no blog de desdobramento, Kraak FM <'+++<.


Apareçam! :)

2006/11/27

"Queria de ti um país de bondade e de bruma..."



"... queria de ti um mar de uma rosa de espuma."

Mário Cesariny, uma das maiores figuras do surrealismo português, melhor afirmado como artista no mundo da poesia do que propriamente no mundo da pintura, já não está neste mundo connosco. Ele que afirmava que ser surrealista "não significava pintar um porco de patas para o ar", deixou-nos um grande espólio cultural que importa aqui registar.

Com base nas suas palavras, gostaria de acrescentar que num mundo onde hoje já quase ninguém lê poesia, há muita gente que ainda gosta de ler grandes clássicos da literatura. Será isto surrealista? Talvez. Não sei. Só sei que a poesia pode estar dispersa pelos mais variados espaços: quer num artigo técnico de um qualquer jornal quer mesmo na própria música rock. Por exemplo, se determinados compositores compõem canções e letras dirigidas para os jovens, tentando de alguma forma passar a imagem de como a malta mais nova vê e sente o mundo, será que isto não é considerado poesia?

Regista-se aqui um dos poemas mais belos de Mário Cesariny, talvez aquele que mais se identifica comigo.

ESTAÇÃO

"Esperar ou vir esperar querer ou vir querer-te

vou perdendo a noção desta subtileza.
Aqui chegado até eu venho ver
se me apareço
e o fato com que virei preocupa-me,
pois chove miudinho


Muita vez vim esperar-te e não houve chegada
De outras, esperei-me eu e não apareci

embora bem procurado entre os mais que passavam.

Se algum de nós vier hoje
é já bastante
como comboio e como subtileza
Que dê o nome e espere. Talvez apareça."

Belo, não?

"De outras, esperei-me eu e não apareci."

Para mim, a tua estrela aparecerá sempre a brilhar neste céu imenso...

2006/11/25

Touring Indie Randomly


Para quem estiver interessado, aqui se encontra a tracklist da Noite "Touring Indie Randomly", do passado dia 24 Nov '06.

2006/11/21

O Marinheiro Que Constrói Monumentos


Isto hoje está mal para sacar coisas da cabeça... porque neste quotidiano há sempre tanta coisa a fazer ao longo do dia que muitas vezes esquecemos da importância que não damos a nós próprios. Contudo, em nosso detrimento, os amigos imperam.

... e para um amigo especial, o mundo gira, é verdade (cliché), mas sem nos darmos conta, as pedras das calçadas lá continuam, não caem. Estas, cortadas especialmente para ti, com a sua irregularidade por vezes desconfortável, têm a vantagem de, por vezes, elevar os caminhantes, conjunto do qual fazes parte. Ao longo dessa tua caminhada, pensas e planeias uma cidade de monumentos que poderias construir nesse pequeno espaço.


Tu exausto? Não! Planeias e constróis esses símbolos e mais tarde regressas e verificas que naquele mosaico impresso num passeio irregular, tu próprio te podes pôr mais alto para apreciar que tudo o que imaginaste coube naquele espaço, como se de um exame se tratasse. Uma criatividade que nem a chuva deste outono a faz deslizar.

Neste dia tão especial para ti, acredita que é bom ter a certeza que pessoas como tu existem (isto parece frase feita, LoL).

-> Toda esta conversa só para dizer "Feliz Aniversário, Monguita!"
:)

2006/11/20

Um camião TIR Indie

[PROMO]

Kraak em mais uma Indie Session, "Touring Indie Randomly", na próxima 6ª feira, dia 24.11, no Bar Agito, Rua da Rosa, nº 261 (Bairro Alto-Lisboa). A partir das 22h00 e até às 2h00, para quem quiser.

Mais informações no blog de desdobramento, Kraak FM <'+++<.

2006/11/19

Peixes e Cavaleiros


Divagas... longe, pelo teu mundo, por uma terra por mim (ainda) desconhecida na globalidade, o que me faz, parcialmente, andar à deriva pelo meu mar, este meu conhecido, embora também de uma forma limitada. Por fim, com algumas formas irregulares, encontras-te devagarinho, emerges das raízes da terra como se da força de um arbusto se tratasse e eu começo a voltar a navegar pelos rios nas suas cores mais diversas, fruto dos sedimentos acumulados ao longo dos seus leitos. Recuperas assim o teu leito na praia onde o teu corpo repousa como uma criança.

Não quero estar calado para ouvir as pegadas do teu resurgimento. Quero é tremer com esta alegria de palavras demoradas, sílaba por sílaba, ditongo por ditongo, frase por frase. Como um poema que me acompanha. A palavra não pode morrer. Este é o nosso alimento.

Eu tenho um nome e algumas alcunhas. Tu tens vários nomes por mim criados. Não sou nenhum artista nem quero distorcer o mundo com o que escrevo, quer seja verdade ou ficção. Não sou nenhum filho zorro produto deste mundo católico que age como uma verdadeira empresa de aparências. Kraak, para os mais chegados: filho do silêncio, herdeiro de uma infância curta, um gajo por vezes cruel e frio a viajar pelas rochas negras submersas. Peixinho, para os mais sonhadores, aquele que dança pelo avesso, que busca a candura de um verão adolescente e que não quer perder a vida pela perfeição do mundo, mas que sai de balde e esfregona para lavar as ruas das cidades por onde passa.

Kraak ou Peixinho: sempre com a palavra presente. A saltar de uma prancha e a mergulhar no mar do dia, sendo obrigado a regressar ao seu habitat natural, nem que seja para respirar.

[ inspirado nas palavras de Sophia de Mello Breyner, que apesar de já não existir em terra, obriga-me, durante a noite a regressar ao mar na sua companhia. ]

2006/11/16

Desabafa Comigo: Hoje, Os Porcos


Kraak, diz-me uma cena: Quando é que vais parar de nos oferecer pérolas? Sabes, é que não estamos habituados a isso, pá! Controla-te!

2006/11/13

Paixaum >+++'> Com Abelhas Químicas


[INFO]

Para quem se interessa por Música, Kraak hoje (em directo), entre as 20hs e as 22hs, como convidado do Programa
O Pastor de Abelhas, na Química FM, 105.4 MHz.

2006/11/12

Bolacha! Espalha o vento!


Neste infinito oceano onde muitos habitam, em particular tu, eu e mais alguns felizardos, o dia de hoje é um dia para que toda a espuma do mar brote das pétalas das flores que se encontram nas tuas mãos. Fecha os olhos, aponta para um dia no calendário e pensa que o teu barco tem um destino. O barco pode ir ou não completo: com homens, com filhos errantes, com mulheres lendárias, com água, com corpos, com pescadores. O importante é que ele siga com luz.

Não. Eu não te quero reconhecer pelo teu choro nem pelo teu silêncio, mas sim pelo teu canto (não penses que és a Sereia de Copenhaga :P). Deixa-me oferecer-te este presente o qual já o tens fisicamente presente, porém não ainda classificado na tua mente. Ouve "Happy Birthday To Me (Feb. 15)" dos Bright Eyes. Tu sabes onde encontrares.

"Yeah, some things just can't wait."
Parabéns!

2006/11/09

Hairgazing

Nestes tempos hiper-tecnológicos, já cheguei à conclusão que o futuro não é virtualmente limitado.

Só queria informar que cortei o cabelo na semana passada, não sou fã dos Cure, gosto de meia de leite logo pela manhã, não tenciono mudar-me para a China, gostaria de deixar de fumar, não posso com o Alberto João (mas quem é que pode?), não concordo que o álbum de Bob Dylan seja o álbum do ano de 2006, detesto Gnarls Barkley (há meses atrás eu avisei - agora é ouvi-los de 10 em 10 minutos nas RFM's da vida, com o enjôo de "Crazy" - previsível), não há pachorra para o Justin Timberlake que para além de cantor (?) e actor (?), agora também é estilista de moda (!!) ... agora esperar quase 42 anos para ver isto... LoL!


"É precisamente nestes momentos que sentimos necessidade de nadar no interior de um novo mundo." (Por Funk, Chris dos The Decemberists).

Dá-me aí uma cerveja para acompanhar o pequeno-almoço. Stout, de preferência. Na Rua da Madalena, em Lisboa.

2006/11/08

Sarrabulho


Se o deserto é circular, se as paredes são negras, se as lacunas estão rabiscadas, se a pop, tal como Marte ataca, se o soalho não é o meu altar, se os anjos não têm cores, se o camionista faz puzzles enquanto o colega mata a luz, se o meu cão corre de olhos fechados, se o espelho reflecte a minha febre, se a minha mente não cabe numa concha, então o melhor a fazer é abençoar este sangue.

## Marte não ataca, volta.

2006/11/06

62

Respondendo ao desafio do Lifechaser, mas sem compreender muito bem qual a ideia do tema e para não dizer que sou um "corte", aqui enumero 6 temas com 6 características. Não sei se era para falar de 6 características minhas ou o que seja, mas de qualquer forma, respondi como bem me apeteceu. LoL.

6 Músicas que me perseguem: Ten Thousand Lines (Electric President), Steady Rollin' (Two Gallants), Love Like Semtex (Infadels), Abel (The National), São Paulo (Guillemots) e Same Ghost Every Night (Wolf Parade);

6 Álbuns que me põem a pensar: Alligator (The National), We Are Not The Infadels (Infadels), Apologies to the Queen Mary (Wolf Parade), The Trials of Van Occupanther (Midlake), Accidents Occur Whilst Sleeping (Lupen Crook), Feeding the Machine (X-Wife);

6 Percursos ferroviários formidáveis: Genebra-Berna, Tua-Mirandela, Creel-Los Mochis, Milão-Zurique, Casablanca-Marrakech e Chur-Pontresina;

6 Viagens de avião para esquecer: Genebra-Lisboa, Barcelona-Lisboa, Roma-Lisboa, Atenas-Milão, Rio de Janeiro-Lisboa, Lisboa-Funchal;

6 Cidades: Lisboa, Porto, Dublin, Amesterdão, Marrakech e Roma;

6 Cães: Brac, Talgo, Golfinho, Miró, Brigi e Foxy.

NÃO VOU ter a coragem de passar isto a ninguém. Haha! Quem quiser agarrar este desafio que me diga e siga!

2006/11/05

Assim... Tal E Qual o Mel


Passei e gozei algumas horas e nem por um único minuto deixava de pensar em ti. No meu tempo ocupado, para além do que te ofereci indirectamente, só gostaria de te ter oferecido flores.

Muitas.

Assim, tal como as abelhas, beberia do seu mel, do mel (já) espalhado pelo teu corpo. O jardim do teu corpo. O teu corpo em formato de flor.

O tempo foi curto, o tempo tem sido cada vez mais curto, mas foram algumas horas muito queridas enquanto duravam. Quando nos separámos, cada um tinha a sua cumplicidade que só as nossas almas merecem saber. Aí, onde reside o meu coração, eu guardo tudo isso. Mesmo que tudo perdesse, a tua imagem, essa noite e as flores permanecerão sempre visíveis na minha consciência.


[ Adaptação livre inspirada no poema de Guido Gezelle, "Die avond en die roze" ("Aquela noite e aquela rosa"), provocada pela fotografia do post "Uma Fotografia Por Dia... Nº 588", no blog do Mfc. ]

[ photo credits: Filipdebont ]

2006/11/01

Um KIR Royal

[PROMO]



Kraak em mais uma Indie Session, "K.I.R. Royal", dia 4.11, no Alto Bar, Travessa dos Fiéis de Deus, nº 33 (Bairro Alto-Lisboa). A partir das 23h00 e até às 2h00, para quem quiser.


Mais informações no blog de desdobramento, Kraak FM <'+++<.