2007/04/30

Músicas Que Me Fazem Chorar: Hoje, "Armchairs"


São muitas as músicas que me põem com uma lágrima ao canto do olho. Quem me conhece, sabe que é assim. Quem me acompanha neste blog desde os seus primórdios, também disso já se apercebeu. Muitas passaram por cá e tiveram mesmo direito a post. Em 2007, nada em particular me tinha tocado tão profundo como o tema que está em audição ("Armchairs" de Andrew Bird1).

Se esta música não é minha, se este tema não é meu, como foi que eu cresci até chegar aqui? Felizmente habita no meu particular território sem eu ter dado pelo tempo passar. Nestes tempos de hoje em que as cidades parecem morrer, em que ingerimos químicos para sobreviver, onde lutamos para não cairmos num buraco onde os idiomas não existem, mesmo quando estamos à beira de um abismo, quero continuar a lutar para que os buracos negros sejam cada vez menos visíveis.

Para começar, reduzindo a distância que separa as nossas cadeiras.
Figuradamente.


O tempo é mesmo uma vénia torta. Desonesto como uma flecha que não cumpre a trajectória descrita pelo arco. Nestas cidades de plástico onde o tempo empurra as pessoas para a distracção e a estagnação, quero continuar a ter rasgos de alguma esperteza e sensibilidade, mas sempre acreditando que estou alegre por ter esperança ao caminhar por todos os trilhos compostos por violinos, pianos, passarinhos e peixes.

1 A quem possa interessar, Andrew Bird passa por Portugal em Maio e Junho '07: consultar datas aqui. Kraakinho escreveu sobre o recente álbum de Andrew Bird, 'Armchair Apocrypha', no seu blog de desdobramento, Kraak FM <'+++<.

[photo credits: Cameron Wittig, via Popmatters]

Janela de Emergência


A janela de onde tirei esta fotografia situa-se num local que para mim representa aquilo a que se pode chamar tortura. Aí há mais loucos por m2 que num hospício.

Enquanto palravam sobre banalidades imbecis como se num jardim-escola estivéssemos, tentava que não houvesse algo que impedisse o meu olhar. Nada que me limitasse. Imaginava que aquele espaço, onde estava meio dentro meio fora, seria a minha janela de emergência, pelo menos naquele momento.


Quando viajo de avião, penso efectivamente se não seria interessante que as suas janelas se abrissem momentaneamente... mas isto seria um tema muito sério e longe de mim exigir que esses loucos percebam o que quero dizer.

2007/04/29

A Paixão Nua



...e lá ia eu outra vez. Não me canso nunca desta cidade.

Aguarda-me.

Arquivo Recuperado: Brac


ALÔ! Este blog (Dogbone >---<) quando foi criado tinha outra função. Agora emprestei-o ao Brac.

2007/04/28

Kraak Pensador


Este blog ou, mais propriamente, o seu proprietário foi galardoado por 2 queridos bloggers com um prémio: o Thinking Blogger Award. Antes de mais, agradeço com a minha alma à minha querida e também marítima Sea assim como, também agradeço à sempre bem disposta e bem querida Caracolinha, por me terem atribuído tal caneco, como diz a Caracolinha.

Não sou muito de correntes pela blogosfera e acho que passar este prémio a outros bloggers seria um pouco injusto para os que não seriam incluídos numa lista. Daria a ideia que a blogosfera não estaria, segundo o meu juízo, correctamente civilizada e que os meus pensamentos se teriam desligado do meu corpo, podendo qualquer blogger concluir que lhes estaria a matar a sua livre palavra.

De todas as formas, não quero ficar com este pássaro na gaiola e como nos últimos tempos o Brac também tem andado a blogar, passei-lhe tal responsabilidade e foi ele quem decidiu a atribuição do forward do award: assim, por unanimidade e por mim subscrito, a taça vai para o seu amigo Van Dog.

2007/04/27

Entre a Terra e o Sol


Tu que pareces vaguear entre este planeta e o Sol, tu que bailas num jardim quando é preciso, tu que de uma forma assumida, mas harmoniosa te perdes nalgumas coisas...

... caminha pelas paisagens! Puras e absolutas!

Pede o teu desejo, nem que a passada seja pesada como as escamas de uma sereia. Todas as coisas que terás sairão das tuas próprias mãos, desde que as toques. Neste dia de hoje, canta, grita e divide um bolo de arroz comigo! O que mais te desejo é que encontres a tua imagem através de países, barcos e carruagens, laboratórios e reports económicos, bailes e jardins, amor e alegria, Terra e Sol.


A plenitude escorre do teu DNA.

Parabéns, Monga X!

:: O tema em audição ("Kisses for the Misses", de Richard Swift) é para ti
[photo by Kraak/Peixinho @ Kiel Hauptbanhof, 2006.01.28]

O Que Parece Óbvio


A propósito de dois posts que li recentemente, um no blog da Isabel Mendes Ferreira e outro no blog do Randomsailor, nada como seguirmos as palavras do meu querido e admirado amigo Xavier Queipo o qual já foi algumas vezes referido neste blog.

"A realidade non existe, ou cando menos non existe como concepto uniforme e igual para todos. A percepción individual – tan variábel – é, ao meu parecer, a que separa realidade de ficción. A vida tampouco existe como tal, e, do mesmo xeito que a morte non é eterna, senón instantánea: non somos e xa somos, somos e xa non, o presente, a realidade, non é senón transito fugaz entre o pasado e o futuro, un aquel de ser e non ser ao mesmo tempo."

Xavier, é fácil reconhecer o sábio e acho que já encontraste uma resposta equilibrada. Escreve-a por favor num céu azul porque eu continuo com os bolsos (ainda) forrados de sonhos e já não sei como governar os meus mares.

Xavier Queipo escreve na rubrica Cartas Marcadas do site Culturagalega.org desde 12 Abr '07.

2007/04/26

DIY-Do It Yourself


Depois do 25 de Abril '74, depois da inauguração do famigerado Túnel do Marquês o qual vai brevemente voltar a fechar para "obras de acabamento", concluo:

A parte mais fria de um disfarce perfeito coloca-nos no ponto mais escuro do universo. Nada como vivermos como ratazanas.

Acho que vou fazer um exame ad-hoc de Literatura Russa.

2007/04/25

Salmão e Trutas Sempre!


Neste dia tão especial como o de hoje, no dia em que se comemora a existência de LIBERDADE neste país, pergunto por qual razão os produtores de comidas para animais não disponibilizam no mercado comida de peixe para cães. Só os gatos é que merecem comer salmão e trutas? Que mania ridícula. Lembram-me alguns imbecis que insistem em vestir as meninas de rosa e os meninos de azul.

Considero isto uma forma de discriminação para com os cães a qual não deveria existir.

2007/04/24

iPOD Nano. Pode?


Inseparáveis? Sim, até que a morte nos separou. Infelizmente, este já morreu.

Não sei qual a côr que vou escolher... Hum...
Vou deixar cair todos ao chão e aquele que ficar ao pé de mim será o eleito.

Espero que não seja o rosa-choque, senão quem fica em choque é o Kraak.

2007/04/23

O Elevador Não Funciona



Foi uma das muitas frases que guardei em memória.

Pois, não funciona. Às vezes somos felizes por razões tão simples e infelizes por outras também simples razões.

Não funciona. Muda-se o clima: em vez dos cheiros característicos dos ascensores, como perfumes duvidosos e odores próprios de cada um, temos um espaço para respirar mais amplo ao subirmos as escadas. Em vez da conversa de ocasião com um vizinho ou com um colega onde inevitavelmente começamos a olhar para o tecto do elevador ou para a sua porta, pelas escadas encontramos uma passagem, um movimento de subir e descer, um cumprimento, uma ajuda, uma simpatia, um olhar.


Mesmo com o elevador avariado, subimos as escadas à procura de uma felicidade que ninguém sabe a quem pertence, mesmo que tenhamos que mudar de clima. Mudamos de clima para não ficarmos isolados e vulneráveis.


Embora a chegada da primavera* possa cheirar a cliché.

* "Bahar" significa "Primavera" em turco.

2007/04/22

Arroz Com Fiambre


Após a pausa ditada pelos esclarecimentos efectuados no post anterior, nada como nos refrescarmos com uma brisa ligeira a soprar nesta real primavera ensolarada.

O Brac não se trata apenas de um animal, trata-se daquele que me tem vindo a acompanhar em vários momentos, como já expresso neste blog. Aquele que outrora já expressou livremente a sua agilidade através das correrias loucas que fazia bem como dos engates de bairro com as suas amigas. Hoje, apesar do olhar triste e infeliz que transmite, não consegui esconder uma valente gargalhada com esta louca fotografia tirada, quase que, por fracções de segundos.

Será que lhe faz falta o cheiro da carne?
Mas... qual será a carne que ele quer?

2007/04/12

Esclarecimento


Algumas situações algo estranhas passaram-se na blogosfera nos últimos tempos, pelo menos no que me diz respeito. Como por vezes fico um pouco farto de determinadas "ceninhas", acabei por tomar, há alguns dias, a decisão de fazer uma pausa, tanto neste blog, como no Kraak FM <'+++<.

Fui fazendo uns posts que ia mantendo em rascunho até que achei que seria altura de os publicar, pois parar estes blogs seria uma conveniência e uma forma de vergar perante as situações. E eu não quero de forma nenhuma que algumas memórias sejam elementos activos do meu ser.


Eu não sou ninguém neste mundo, nem tenho pretensões a protagonismos, como alguns de vós sabeis. Agora, quando faltar a inspiração a alguns, ao menos que mencionem as fontes dos posts que publicam porque o mau cheiro não existe apenas na nossa vida profissional, mas também entre aqueles que julgamos próximos.

... e para os que não sabem, na web tudo se sabe, mesmo quando se alteram as datas dos posts.


Bem Haja.

2007/04/11

Panda Bear



Panda Bear é hoje no B.Leza!!
(Kraak em histeria)

2007/04/10

Rir às gargalhadas


Há dias quando fui ao dentista, esperei durante algum tempo para ser atendido, como habitualmente ocorre nestes sítios. Vai daí, como não tinha nada comigo, comecei a folhear as revistas que havia lá pelo consultório.

Numa das (muitas) idiotices que encontrei, há uma em particular que me deixou perplexo: então não é que o Xico Fininho lançou a sua biografia? Intitulada 'Os Vês Pelos Bês' (P'amor da santa... que cliché), esta foi patrocinada pela RFM (argh!) e o seu lançamento foi no Porto, por razões óbvias.


Já não basta aquele livro das "gajas do Salazar" ainda temos que levar com as memórias deste. Imagino que ele tenha muitas histórias engraçadas para contar.


Preciso de um comprimido para o enjôo.

2007/04/09

Desabafa comigo: hoje Júlia Pinheiro


Kraak, eu sei que tu descobriste por acaso que ando a fazer umas crónicas parvas para a Revista Lux, mas sabes, tenho que sobreviver, não é? Não aguento as cartas que me mandam nem aguento aquelas que propositadamente peço às minhas assistentes para escrever. Fico tão fula quando tenho que dar aquelas respostas cretinas as quais não se adaptam nada àquilo que sou.

Ando frustrada porque passei de alternativa a pimba.

Hoje estou do lado de cá e peço a tua ajuda, pois sou eu que te escrevo esta carta à espera de uma resposta.

2007/04/08

Atenção MULHERES!


Este mundo está cada vez mais absurdo, especialmente lá para os lados de França. Então não é que o cretino do Jean Marie Le Pen descobriu que o melhor método para evitar que uma mulher fique grávida é a masturbação feminina?

Acho piada como é que uma revista feminina, Elle, promove estas merdas.
Degredo.

Embora lá ver se a Ségolène Royal, mesmo com o escandoloso apoio do governo francês e de Jacques Chirac a outro cretino, Nicolas Sarkozy, continua a subir nas sondagens para as presidenciais francesas e varre esses atrasados mentais para o ghetto parisiense.

Afinal eu estava errado quanto à este post. Pensava que a Europa estivesse mais desenvolvida.

A reportagem completa no site do jornal Expresso, aqui.

2007/04/07

Medo do Futuro Próximo


Adoro quando a política nacional interfere na minha vida profissional. Adoro quando a incompetência obriga a sacrificar as minhas manhãs de descanso. Adoro quando a burrice gera ao mesmo tempo arrogância e um sorriso para não se levar uma reguada nas mãos.

Não adoro quando se brincam com questões que envolvem a vida dos outros. De muitos e muitos outros.

O que está a dar é lamber cricas. E pilas.
Como o anúncio da TMN: "pagas uma e mandas as que quiseres".

Eu é que nunca aprendi isto ao fim de 18 anos.

2007/04/06

Riscos em Outlet


Alguns planos havia mas há coisas que são atiradas à parede. Fico espantado como se passa de um extremo a outro em minutos. Resta-me assim erguer os meus olhos acima dos óculos, para que aquilo a que chamo simetria, segunda mão e exactidão me ajudem a tentar perceber o real tamanho de tudo.

Tudo em saldos. Não se aceita pagamento por MB.

2007/04/05

Resposta à Menstruação Masculina do PNR

Nada como decapitar, em praça pública, os loiros suspeitos que tentam impor violentamente as suas opiniões.

Gatos Fedorentos RULE! :)

Arquivo Recuperado: Record-Alta Velocidade


Para quem quiser vibrar com este novo patamar estabelecido para a alta velocidade, é so seguir este link.

:)

2007/04/04

Enter... Shakira


Cordão policial separa hoje Santa Apolónia do Parque das Nações. Razão: CSS no Lux e Shakira no Atlântico.

... e vós ainda vos queixais: € 42 para ver esta deficiente mental?

E que tal se em vez da Shakira, viessem cá os Enter Shikari?

2007/04/03

Down the Line


"An argument for consciousness
The instinct of the blind insect
Who never thinks
Not to accept its fate, that's faith
There is happiness in death
You get to the next one
You get to the next on down the line
You get to the next one
You get to the next on down the line"

[excerto de "I Believe in Symmetry" by Bright Eyes]

2007/04/02

13 Primaveras do Brac



Hoje poderia ser (mais) um dia vulgar. De facto nada aconteceu que me pusesse a rir. Nada aconteceu para me pôr a chorar. Algumas coisas, sim, para me irritar. Outras para em stress ficar. Nem sequer um rosto belo me chamou a atenção no meio de tanta confusão.

Como se fosse um pássaro preso numa gaiola.

De facto o dia poderia continuar vulgar. Mas não: hoje, apesar de tudo, é o teu dia. E eu nos últimos tempos não pensava chegar ainda a este dia contigo cá por casa, curiosamente e apesar de todos os momentos terríveis. Volto da labuta e foi (mesmo) bom ser novamente uma criança: entrar pela casa com um sorriso, fazendo-te sorrir conforme demonstrou o teu rabo, gritar palhaçadas e fazer maluqueiras contigo... e tu (ainda) a curtires o show.

Vamos celebrar porque não quero ser um qualquer carro enferrujado abandonado à sua sorte. Tenho ali na mala um queque especial para ti. :P

Momento Deboche aka Paris Hilton

2007/04/01

Aldrabice

Este post é uma mentira.